Serão autorizados cinco quilos por pessoa para compra, ao valor fixo de R$ 10 por quilo
Nesta data serão comercializadas as espécies de tilápia e carpa com exemplares de tamanhos variados, típicas e adaptáveis para água doce em temperaturas de clima frio e ameno da Serra Catarinense. Serão liberados cinco quilos por pessoa para compra, ao valor fixo de R$ 10 por quilo de carne.
Senhas serão distribuídas para organizar a movimentação de público. A data e local de entrega das senhas serão divulgados mais adiante, no perfil da Secretaria da Agricultura e Pesca no Instagram. Os peixes são adquiridos pela União Rural de Lages (Unir), diretamente de piscicultores da região do município de Lages.
A Feira do Peixe compreende uma iniciativa do Programa Peixe na Mesa (idealizado pela Secretaria da Agricultura e Pesca), em parceria com a ação Clube nos Bairros, da Rádio Clube, com apoio da União Rural de Lages (Unir). A prática tem o propósito de impulsionar a piscicultura e proporcionar uma opção de consumo de peixe a um preço mais acessível à população.
A primeira edição da Feira do Peixe aconteceu em 29 de fevereiro no Horto Municipal do Bairro Guarujá, ocasião em que foram vendidos aproximadamente 500 quilos de peixes das espécies tilápia, carpa e jundiá. No Horto Municipal do Guarujá, a Secretaria da Agricultura e Pesca instalou tanques com alevinos, os quais são periodicamente repassados gratuitamente para piscicultores cadastrados. A criação dos alevinos é efetuada de forma associada à produção de hortaliças, pelo sistema de aquaponia.
Mercado Público recepcionará Feira do Peixe Vivo durante três dias de véspera da Páscoa na Semana Santa
No período de antecedência ao Domingo de Páscoa, ao longo de três dias na Semana Santa, a prefeitura irá favorecer a coletividade com a Feira do Peixe Vivo em um dos pontos mais tradicionais de Lages, o Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, no centro da cidade.
Na Quarta e Quinta-feira Santas (27 e 28 de março), a Feira será desenvolvida das 8h30 às 20h, ininterruptamente e, na Sexta-feira Santa (29), das 8h30 ao meio-dia.
Haverá tilápia, carpa e carpa capim a preço diferenciado por quilo. Pagamento em dinheiro (cédula), transferência por PIX ou por operação com máquina de cartão. Associadamente, vendedores e consumidores/clientes poderão passear pelo Mercado Público e ter acesso a outros tipos de produtos, desde frutas, hortaliças, legumes, temperos, pães, bolos, cucas, biscoitos e iguarias, como queijos, salames, doces de frutas e geleias, originados pela agricultura familiar, passando por artigos naturais, como ervas medicinais (chás), até elementos campeiros, artesanato, bebidas, cafés, quitutes doces e salgados e refeições completas.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Divulgação