“Temos muitas paróquias carentes em nossa diocese. Muitos dos nossos municípios estão entre os mais pobres de Santa Catarina, então, receber essa doação é uma graça muito grande. Essa doação, com certeza, vai impactar diretamente na inclusão social e na diminuição da marginalização e da violência”, destaca o bispo diocesano, Dom Guilherme Antônio Werlang”.
Em um gesto de solidariedade e compromisso com o bem-estar social, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), realizou uma importante doação de materiais para a Mitra Diocesana de Lages, na quinta-feira, 10. A doação consiste em itens como cadeiras, mesas, refrigerador, balcão refrigerado e armários, que antes eram utilizados no salão de festas do SESI, mas que agora serão reaproveitados para melhorar a estrutura de entidades comunitárias e religiosas que atendem famílias em situação de vulnerabilidade nos bairros Guarujá, Gethal e outras localidades da Serra Catarinense.
Esses materiais ainda estão em ótimo estado de conservação e serão de grande utilidade para as comunidades beneficiadas. Para Marcelo Ramos, gerente Executivo do SESI e SENAI, na Serra Catarinense, essa doação reforça o papel social da instituição na busca por uma comunidade mais unida e fortalecida. “Esses materiais, que foram muito úteis para nós, agora poderão servir a um novo propósito, ajudando outras pessoas e entidades promovendo o bem-estar e auxiliando no desenvolvimento das comunidades da Serra Catarinense”, afirmou Marcelo.
Essa ação chega em um momento oportuno, beneficiando principalmente os espaços voltados para atividades comunitárias e religiosas, afirma o padre João Pedro de Liz, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no bairro Guarujá, destacando ainda, a importância dessa doação, especialmente para a catequese e para as reuniões que ocorrem nas comunidades locais.
“Esses materiais vêm em boa hora e vão nos auxiliar bastante. Nós temos algumas comunidades que são bastante carentes, especialmente no que diz respeito a recursos didático-pedagógicos para a catequese e também para as salas de reuniões, que estão bem precárias. Com essa doação, poderemos reestruturar esses espaços, o que vai impactar diretamente na qualidade do atendimento às nossas famílias”, explicou o pároco. Ele ainda ressaltou que a distribuição será feita de acordo com as necessidades de cada comunidade, a partir de um levantamento que já está sendo realizado pelas lideranças locais.
A ação solidária também foi exaltada pelo bispo diocesano, Dom Guilherme Antônio Werlang, que participou da entrega dos materiais e enfatizou como essa iniciativa vai ajudar as comunidades mais necessitadas da região serrana. “Temos muitas paróquias carentes em nossa diocese. Muitos dos nossos municípios estão entre os mais pobres de Santa Catarina, então, receber essa doação é uma graça muito grande. Esses materiais vão nos ajudar a qualificar nossos espaços, seja para celebrações litúrgicas, catequese ou reuniões pastorais. Melhorando a infraestrutura, melhoramos a vida dessas pessoas. Uma boa formação e boas condições de vida são fundamentais para o desenvolvimento humano. Essa doação, com certeza, vai impactar diretamente na inclusão social e na diminuição da marginalização e da violência”, destacou Dom Guilherme.
A FIESC e o SESI demonstram, com essa ação, que a responsabilidade social é uma parte intrínseca de sua missão. Ao destinar esses materiais para comunidades em situação de vulnerabilidade, a instituição reafirma seu compromisso com a transformação social e com o apoio às regiões onde atua.
Texto e fotos: Lizzi Borges