Em 2025, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) completa 110 anos de história, marcando gerações e deixando um legado de dedicação à saúde da comunidade. Parte essencial dessa história são as pessoas que, ao longo das décadas, dedicaram suas vidas ao hospital. E foi para reconhecer esse compromisso que o HNSP realizou, no dia 24 de março, uma homenagem emocionante para colaboradoras que encerram suas trajetórias na instituição.
O evento contou com a presença do Presidente do hospital, Dr. Ronny Albert Westphal, e do Diretor Executivo, Éder Gonçalves, que enfatizaram a importância das homenageadas para a história do HNSP. “Se somarmos o tempo que cada uma delas dedicou ao hospital, ultrapassamos os 110 anos de história da instituição. Ou seja, elas são parte viva da nossa história. Tudo o que construímos até hoje teve a contribuição delas, e por isso temos uma eterna gratidão”, destacou Éder Gonçalves.
Para Dr. Ronny, o trabalho em um hospital vai muito além da profissão. “Tudo o que fazemos no hospital é pelo paciente. E cada uma de vocês, durante todos esses anos, entregou o melhor para cuidar de cada pessoa que passou por aqui. Precisamos sempre lembrar que, quando trabalhamos em um hospital, lidamos com o bem mais precioso que existe, que é a vida. E elas foram mulheres que tocaram e salvaram muitas vidas ao longo de suas trajetórias”, ressaltou.
A colaboradora Pedra Aparecida dos Santos, que esteve no HNSP por 19 anos, emocionou os presentes ao compartilhar sua trajetória. “Lembro quando passava em frente ao hospital e via as enfermeiras entrando para trabalhar. Eu dizia a mim mesma: ‘um dia vai ser eu trabalhando aqui’. E eu realizei esse sonho. O hospital se tornou minha segunda casa e fui muito feliz aqui dentro todos esses anos”.
Celeci dos Anjos Simões, que dedicou 45 anos ao HNSP e foi a colaboradora homenageada com mais tempo de serviço, também compartilhou sua história. “Trabalhei em vários setores, fiz amizades que levarei para a vida. Passei minha vida aqui dentro, entrei menina e saio uma mulher realizada, casada, com filhos e netos. Hoje, minha neta Isabelle trabalha aqui no hospital e entrou na mesma idade que eu. A história está se repetindo”, disse, emocionada.
Jocélia Cardoso Muniz, que trabalhou no hospital por 24 anos, também expressou sua gratidão: “O hospital se tornou minha segunda casa. Passei anos da minha vida aqui e, até hoje, nos lugares onde vou, falo com muito carinho desse lugar. Todas as vezes que vou à igreja orar, trago meus pensamentos para cá, para que continue sendo um lugar especial e siga cuidando de todos os pacientes que precisam”.
Além das homenageadas presentes, também foram celebradas as trajetórias de três colaboradoras que não puderam comparecer, mas receberam a homenagem posteriormente:
Iniana de Fátima Detoffol (35 anos de HNSP);
Mara Regina Oliveira Fortunato (24 anos de HNSP);
Lúcia de Liz (37 anos de HNSP).
A elas, também dedicamos nossa imensa gratidão pelo tempo de dedicação ao hospital. Mesmo não estando presentes no evento, foram lembradas com muito carinho.
O momento foi marcado por trocas de histórias, sorrisos e lembranças que permanecerão vivas no coração de cada um. Como diz o lema escolhido para a homenagem, essas mulheres serão eternamente parte de nós.
Texto: Vitória Marques Bittencourt – Assessora de Imprensa e Marketing – Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP)
Fotos: Arquivo HNSP