O festival nativista já conta com mais de 300 composições inscritas. Neste ano as Sapecadas acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de junho, no calçadão da praça João Costa, no centro da cidade
A Sapecada da Serra Catarinense é a etapa regional do festival e neste ano acontece no dia 13 de junho, sexta-feira, e a Sapecada da Canção Nativa será nos dias 14 e 15, sábado e domingo, no calçadão da praça João Costa.
O festival passou a ser organizado pela Secretaria de Turismo, que tem como propósito preservar as raízes culturais da região, despertando o interesse dos compositores, poetas, pesquisadores, professores, estudantes e outros, para valorizar os temas nativos populares. “Vamos divulgar a cultura, a história e os costumes da região serrana e ensejar o intercâmbio artístico-cultural dos segmentos musicais de Santa Catarina e da região serrana, atraindo olhares de outros Estados do país e países vizinhos”, destaca a secretária, Ana Vieira.
Mais de 300 inscrições na reta final
Até a manhã desta terça-feira (8 de abril), haviam 259 inscrições para a 31ª Sapecada da Canção Nativa e 58 para a 23ª Sapecada da Serra Catarinense. “Este ano mantivemos números parecidos com edições passadas, mas também sabemos que é nos últimos dias que os trabalhos são finalizados e o número de inscrições aumentam”, comenta Mário Arruda, que faz parte da Comissão Organizadora do festival.
As inscrições para a Canção Nativa contam com autores e intérpretes de muitas cidades do Rio Grande do Sul. Além da capital Porto Alegre, regiões como Pelotas, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Cruz Alta, Jaguarão, Santa Maria, Alegrete, São Gabriel, Passo Fundo, entre outras cidades gaúchas.
Já para a Sapecada da Serra Catarinense, além de cidades da região como Lages, Painel e Urubici, todas as regiões do Estado estão representadas por cidades como Chapecó e São Miguel do Oeste, e também cidades litorâneas como Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, também Criciúma, Rio do Sul, entre outras de todos os cantos de Santa Catarina.
Da triagem
Todas as composições inscritas passarão por uma triagem que vai selecionar as músicas que participarão dos festivais, cada uma em sua categoria. As composições deverão ser formadas por letras e músicas inéditas.
A Comissão Julgadora selecionará 16 composições para classificatória da 31ª Sapecada da Canção Nativa e, destas, somente 12 se classificarão para fase final. O primeiro, segundo e terceiro lugares da 23ª Sapecada da Serra Catarinense também terão participação garantida na etapa nacional, assim como a música mais popular da 23ª Sapecada da Serra Catarinense.
As avaliações e seleções dos inscritos serão realizadas por uma Comissão Julgadora, formada por sete pessoas, especialistas em composição musical e/ou poética e/ou de interpretação de reconhecida capacidade no cenário cultural e nativista, a critério da Comissão Organizadora das Sapecadas.
As audições e avaliações das composições inscritas acontecerão no Mercado Público de Lages nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2025. A Comissão Julgadora deverá também apontar quatro músicas suplentes para substituição, no caso de impedimento de qualquer uma das selecionadas.
Texto: Aline Tives
Fotos: Arquivo