Klabin lança livro e série de podcast sobre o Puma II

Por Luiz Del Moura

A inauguração do Projeto Puma II, maior investimento da história da Klabin e aporte privado já realizado no Estado do Paraná, tem sua trajetória narrada no livro Novos Caminhos do Puma e no podcast Caminhos do Puma, que trazem detalhes da jornada de construção de uma das fábricas de papel e celulose mais modernas e sustentáveis do mundo.

Escrito pelos jornalistas Marcio Santos, Mauren Rigo e Uilson Paiva, e publicado pela Editora Fábrica de Comunicação, o livro relata o planejamento para a reestruturação florestal, o início da construção em 2019, a relação permanente com a comunidade local e os desafios da pandemia de Covid-19. Além disso, conta como o sucesso da gestão de milhares de trabalhadores transformou o Puma II em um marco tecnológico, sustentável e de excelência em logística. O conteúdo também está disponível para download em português, inglês e espanhol no site institucional da empresa.

“Foram nove meses de produção e edição de texto, com cerca de 50 novas entrevistas, além das centenas realizadas ao longo de quatro anos de obra, e a seleção de mais de 300 fotos. Tudo isso para compor o registro definitivo desta obra, que fica marcada na história da Companhia”, afirma Priscila Basile, coordenadora de Comunicação e Relações com a Comunidade.

A riqueza de informações reunidas pelas entrevistas resultou também na produção do podcast Caminhos do Puma, que possui doze episódios, disponíveis no canal oficial da Klabin no Spotify ou no site da Companhia. Os áudios narram toda a trajetória da Unidade, relatando como os projetos Puma I e Puma II transformaram o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região onde a fábrica foi instalada, iniciativas tecnológicas e gestão dos colaboradores envolvidos, até chegar à sua inauguração, realizada em setembro passado.

“O podcast oferece uma experiência autônoma, independentemente da leitura do livro. Nele, exploramos de forma mais detalhada questões ambientais, inovações tecnológicas e aspectos sociais. Em resumo, abordamos tudo o que está relacionado a um extenso projeto desenvolvido para reforçar o modelo de negócio integrado, diversificado e flexível da Companhia”, reforça Basile.

Para o diretor de Projetos e Engenharia da Klabin, João Gomes Braga, tanto o livro como o podcast são fontes valiosas que capturam a importância e o tamanho do Projeto Puma II. “Estamos imensamente orgulhosos de ter finalizado este empreendimento, uma conquista que só foi possível graças ao talento, dedicação e compromisso de mais de 32 mil trabalhadores de todo o país e do mundo. Os materiais são testemunhos concretos deste esforço da Klabin e de seus trabalhadores na realização deste sonho”, finaliza Braga.

O Projeto foi inaugurado em setembro deste ano, fruto do aporte de R$12,9 bilhões para a instalação de duas novas máquinas de papel, a MP27 e a MP28, ambas em operação e com capacidade produtiva total de 910 mil toneladas de papéis por ano. “O Puma II representa um avanço significativo para a indústria de papel e celulose, que busca processos cada vez mais sustentáveis, circulares e eficientes”, destaca Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.
Serviço:

Livro Novos Caminhos do Puma

Autores: Márcio Santos, Mauren Rigo e Uilson Paiva

Editora: Fábrica de Comunicação

Disponível para download em português, inglês e espanhol no site institucional da empresa.

Podcast Caminhos do Puma

Produção: Grupo Radioweb

Roteiro e locução: Eduardo Covalesky

Montagem e edição: Patrícia Kauffmam

Edição de áudio e sonoplastia: Marcelo Bonora
Disponível no canal oficial da Klabin no Spotify ou na sua plataforma de streaming preferida. Você também encontra os episódios no site institucional da empresa.
Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Mundial e Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.


Assessoria de Imprensa – Klabin

Leia também

Deixe um comentário

4 × cinco =