Lages é destaque nacional com o Projeto Maleta Conviver do Canal Futura

Por Luiz Del Moura

Maleta Conviver oferece curadoria de produções audiovisuais e materiais complementares utilizados por instituições locais em oficinas e atividades educativas

A Secretaria da Assistência Social do município de Lages foi selecionada para integrar a edição 2023 – 2025 do Projeto Maleta Conviver, iniciativa do Canal Futura, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A cidade de Lages é a primeira de Santa Catarina e a segunda da região Sul a participar desta Rede Nacional, que reúne experiências de todo o Brasil para estimular a reflexão sobre convivência comunitária e propor caminhos de coexistência.

Na quinta-feira (25 de setembro), representantes de Lages terão participação de destaque no 3º Webnário do Projeto Maleta Conviver, abordando o tema “Adultização e Exposição Online”. O evento ocorrerá das 15h às 17h30min.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras I) – bairro Popular – apresentará suas experiências ao lado de instituições de outros Estados, como o Ministério Público do Maranhão (MP/MA); Colégio Estadual Hilário Ribeiro, de Niterói (RJ); Escola Baniwa Eeno Hiepole de Tempo Integral – escola específica e diferenciada do povo Baniwa que vive no Rio Ayari, dentro da Terra Indígena Alto Rio Negro, no interior do município de São Gabriel da Cachoeira (AM), e a Comunidade Quilombola Mucambo de Santa Cruz de Goiás, de Santa Cruz de Goiás (GO).

O Maleta Conviver disponibiliza uma curadoria de produções audiovisuais e materiais complementares utilizados por instituições locais em oficinas e atividades educativas. Em Lages, a Secretaria Municipal da Assistência Social atua como instituição articuladora, recebendo a “Maleta” principal e distribuindo “Mochilas” para as entidades parceiras. A ação conta ainda com assessoria do Canal Futura, que promove encontros presenciais e online, trocas de experiências e integração com a Rede Nacional do projeto.

A prefeita Carmen Zanotto comemora a conquista do município gerada pelas iniciativas sociais do Poder Público. “Lages se orgulha de ser referência nacional em um projeto que valoriza o diálogo, o respeito e a convivência. Esta participação mostra a força das nossas instituições e o compromisso com o desenvolvimento social da nossa comunidade.”

Para a secretária municipal da Assistência Social, Inês das Graças Salmória, o momento é de fortalecimento das políticas públicas. “O Maleta Conviver traz ferramentas inovadoras para trabalharmos com crianças, jovens, famílias e toda a sociedade. É uma oportunidade de troca de saberes que amplia nossa rede de proteção social e potencializa o trabalho das instituições locais.”

A rede de Lages é composta por diversas entidades, entre as quais, Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Convivência do Idoso (CCI) Dom João Oneres Marchiori; Secretarias Municipais da Assistência Social, Educação e Saúde; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf); Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips); Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas); Centro de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) Irmã Jandira Bettoni; Irmandade Nossa Senhora das Graças; Leoas da Serra; Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal) – Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), e 4ª Vara Cível da Comarca de Lages.

Com a adesão ao Projeto Maleta Conviver, Lages reafirma seu compromisso em promover ações de inclusão, educação e cidadania, integrando a cidade a um movimento nacional de construção de uma convivência mais solidária e consciente.

Texto e fotos: Samuel Gonçalves

Leia também

Deixe um comentário