Legislativo Lageano reverencia o 187º aniversário da PMSC

Por Luiz Del Moura

Em sessão solene realizada na noite de 12 de maio, a Câmara de Lages prestou homenagens aos 187 anos da Polícia Militar de Santa Catarina. A proposição foi do presidente do Poder Legislativo Municipal, Jean Felipe (Progressistas). “É um orgulho que temos de contar com os senhores aqui em nossa cidade, por isso, essa simples homenagem e reconhecimento de todos os vereadores pelo trabalho que vocês fazem em Lages e região. Sempre que precisarem, a Casa Legislativa vai estar de portas abertas no que for possível para auxiliar o trabalho de vocês”, expressou Jean.

Após a apresentação de um audiovisual da Polícia Militar foram entregues totens do Legislativo às seguintes autoridades: comandante da 2ª Região da Polícia Militar, coronel Newton Fernando Ayres dos Anjos; comandante do 6º BPM, tenente-coronel Fabiano da Silva; comandante da 5ª Base de Aviação da PM, tenente-coronel Marcos Paulo Rangel; comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, major Álvaro Josué Moraes Paes; diretor do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires – Lages, major Edgar Ramon Nocetti; comandante do Esquadrão de Polícia Montada – Cavalaria, capitão Luiz Antonio Borges Filho; chefe do P3 da 1ª Cia de Polícia Militar Ambiental, subtenente Adevani Pereira dos Santos, que representou o comandante interino da Companhia; além do veterano Argemiro José Vicente, com 91 anos de idade, em nome de todos os militares inativos.

A 2ª Região de Polícia Militar compreende 39 municípios, abrangendo os planaltos norte e sul de Santa Catarina. O comandante Newton dos Anjos relembrou a história da corporação e ressaltou os avanços da PM no atendimento à população catarinense. “Ao longo dos últimos anos, a Polícia Militar tem se redesenhado, trabalhado com inovações, de forma avassaladora no contexto da segurança pública de modo a atender a comunidade. Conseguimos produzir mais e melhor mesmo com menos efetivo. (…) Temos baixos e invejáveis índices de criminalidade em Lages graças ao elemento humano que temos disponíveis na Polícia Militar, preservando a ordem, protegendo a vida e a gente não para, estamos 24 horas por dia à disposição da sociedade catarinense”, afirmou.

Comandante da 2ª Região do Corpo de Bombeiros Militar, Ariovaldo da Silva Pacheco expressou sua alegria, orgulho e honra em prestigiar tal solenidade. Ele iniciou sua carreira na Polícia Militar em 1991, mas ressaltou que o sangue de policial corre em suas veias desde 1957, quando seu pai adentrou na corporação. “Foi uma honra ter ombreado lado a lado com muitos policiais que vejo aqui na plateia. Esta homenagem é justa, necessária e precisamos muito da capacidade, do potencial e do trabalho dos senhores”, definiu Pacheco.

Representante da Prefeitura na ocasião, o secretário municipal da Agricultura, Thiago Cordeiro, deixou palavras de gratidão por tudo que a Polícia Militar faz. “É um exemplo de corporação, de trabalho e dedicação. Estamos no melhor estado para se viver no país graças a PM, que nos dá a tranquilidade para transitar por todos os lados e em segurança”, elogiou.

Histórico da corporação no estado e região

Presidente da então província de Santa Catarina, Feliciano Nunes Pires criou em 5 de maio de 1835 a Força Policial, a qual se limitava à região de Florianópolis. Em 1916 passou a se chamar Força Pública, nome definitivamente mudado para Polícia Militar com a Constituição de 1946. Em 1962, teve início os trabalhos da Polícia Florestal, embrião da Polícia Ambiental, que exerce suas funções há 24 anos em Lages.

Em 1976 foi criado o comando da Polícia Militar Rodoviária, com início das operações em 1977. O 6º Batalhão de Polícia Militar, que atua em 21 municípios da região serrana, foi fundado em 1982. No ano seguinte, o 3º Esquadrão de Polícia Montada foi instalado no município. Por sua vez, o Batalhão de Aviação de Lages data de 29 de maio de 2015. Já o colégio militar de nossa cidade teve início em 2016 e conta com 402 estudantes.

Assista o vídeo completo da solenidade em nosso canal no YouTube.

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages).

Everton Gregório – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

19 + 19 =