Mercado Público de Lages recebe feira de agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul

Por Luiz Del Moura

Agricultores do Rio Grande do Sul vão levar os sabores do campo gaúcho para o Mercado Público de Lages, na Serra Catarinense, entre os dias 2 e 4 de agosto. Lá o público vai encontrar bebidas, queijos, embutidos, defumados, doces, geleias, erva-mate, panificados, mel e nozes de 25 agroindústrias gaúchas.

A Epagri colabora com a organização do evento, que busca apoiar os produtores do Rio Grande do Sul afetados pelas recentes chuvas. “Esta é uma forma que encontramos de ajudar no desenvolvimento e na economia das redes familiares que dependem do agronegócio. Ao comprar na feira, os visitantes vão contribuir para a recuperação e fortalecimento das comunidades rurais do estado vizinho”, afirma a extensionista da Epagri Telma Köene, coordenadora Estadual do Programa Gestão de Negócios e Mercados (GNM).

Ao comprar na feira, os visitantes vão contribuir para a recuperação e fortalecimento das comunidades rurais do estado gaúcho – Foto: Emater/RS

A Feira das Agroindústrias Familiares Gaúchas é fruto de uma colaboração entre o Congresso Raízes, a Emater/RS, a Epagri e os governos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A iniciativa visa promover a sustentabilidade e o crescimento econômico dos pequenos produtores.

Encontro das agroindústrias da Serra de SC

No dia 2 de agosto, também no Mercado Público de Lages, a Epagri promove o 4º Encontro Regional de Agroindústrias da Serra Catarinense. O evento será das 9h às 12 e contará com três palestras:

– Fomento do Projeto Produtores da Serra para gôndolas nas redes de supermercados regionais. Izabela Ramos dos Santos, analista de responsabilidade social do Banco da Família – Lages, SC;

– Organização da comercialização para agroindústrias familiares: o case Cooperativa Saborense – projeto regado pelo sabor, persistência e espírito coletivo. Presidente Volmir de Souza, Coper Planalto Sul SC;

– Programa Estadual de Agroindústria Familiar do RS – selo Sabor Gaúcho. Engenheiro-agrônomo Márcio Luiz Miranda Dalbem, Emater/RS.

A feira visa apoiar os produtores do Rio Grande do Sul afetados pelas recentes chuvas – Foto: Emater/RS

Datas e Horários da feira do RS

– 2 de agosto, sexta-feira: das 9h às 21h

– 3 de agosto, sábado: das 9h às 21h

– 4 de agosto, domingo: das 9h às 15h

Local: Mercado Público de Lages – R. Hercílio Luz – Centro, Lages – SC.

Leia também

Deixe um comentário

20 − dezenove =