O programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, do Sebrae/SC, promoveu o Delas Summit 2023, no Expocentro Balneário Camboriú, durante quase toda a sexta-feira (12). A iniciativa teve como objetivo impulsionar e fortalecer negócios liderados por mulheres. Com a participação de mulheres de todas as regiões do Estado, a promoção do networking, o desenvolvimento pessoal e profissional e o fortalecimento das mulheres no mercado. Somente da Região Serrana, o Sebrae da Serra levou mais de 150 empreendedoras.
Entre as que aproveitaram a carona e estiveram no evento, a advogada Letícia Paes Branco e a jornalista Ingrid Schulze. As duas ficaram maravilhadas em poder participar do Delas Summit “Estudo diferenciado sobre empreendedorismo feminino. Agora é trabalhar para realizar o que aprendi!” disse, Letícia. Por sua vez, Ingrid resumiu como sendo um ‘refrescante’, momento de motivação, com mulheres maravilhosas mostrando como ser feliz. A jornalista aproveitou alguns momentos e compartilhou o evento nas redes sociais.
Palestrantes
Entre as palestrantes confirmadas, destaque para Carol Paiffer, CEO da Atom, a maior empresa de traders da América Latina. Ela atua no mercado financeiro desde 2005, e abordou o tema “Como ganhar dinheiro e continuar realizando seu propósito”. Outro destaque foi a palestra de Maria Cândida, jornalista, criadora de conteúdo feminino multiplataforma e autora do livro “Mulheres que Brilham”, que falará sobre “Saúde, bem-estar e estilo de vida, independentes da sua idade”.
Também estiveram no espaço das palestras, Adriana Loch, Ana Oliveira e Letícia Lucca, Chai Carioni, Daniela Viek, Fabricia Borba, Patricia Santos e Vanessa Tobias. Ao todo, foram oito horas de programação, com quatro palcos simultâneos, 18 palestras e cerca de 2.500 mulheres em busca de aperfeiçoamento e insights para os seus negócios.
“Equalizar a mulher no mercado de trabalho e ampliar as oportunidades é o que buscamos por meio de iniciativas como o Delas Summit 2023 e o Sebrae Delas Mulher de Negócios. O Sebrae/SC tem esse papel de agente impulsionador e promotor de novas oportunidades, e com esse evento buscamos elevar ainda mais a potência do empreendedorismo feminino em Santa Catarina”, destaca o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.
Participação da mulher no empreendedorismo catarinense
Outros dados do estudo feito pelo Sebrae Nacional a partir de informações do IBGE revelam que, mesmo assim, Santa Catarina ainda tem um percentual de mulheres empregadoras abaixo da proporção do país. No estado, 17% das empreendedoras atuam por conta própria no seu negócio e 83% são empregadoras, sendo que destas 68% têm entre um e cinco funcionários. A taxa nacional é de 13% para 87%. Já o número de empreendedoras que são chefes de domicílio no estado também é menor do que no restante do Brasil, 49% contra 51% na média nacional.
Por Assessoria de Imprensa / Sebrae SC