Nesta quarta-feira (21) será a vez de um dos shows mais esperados do Natal Felicidade, o grupo Tradição
A décima nona noite de apresentações do Natal Felicidade 2022, nesta terça (20 de dezembro) reuniu os músicos e dançarinos lageanos no palco do calçadão da praça João Costa. As apresentações iniciaram com o Dançar Passarela, show de Naiara Ventura e encerrou com Paulinho Guazelli e Amigos.
Dançar Passarela orgulho dos lageanos
O grupo lageano Dançar Passarela apresentou o espetáculo “Um Sonho de Natal”, com músicas natalinas e gospel sob a coordenação de Giraia Sauceda e Suellen Resenha, esta também responsável pela coreografia. O projeto Dançar Passarela, trabalho social e voluntário criado em 2008, teve como objetivo inicial promover algo diferente e interativo dentro das comunidades da região Sul de Lages e através da dança foi tomando abrangência por toda cidade.
Hoje o grupo se apresenta por toda Serra Catarinense e também pelo litoral. Já tiveram participação em grandes palcos nacionais, abrindo shows como do Eduardo Costa, Felipe Araújo e Nayara Azevedo. Mas o que marcou a história do grupo foi a apresentação no palco nacional da Festa do Pinhão. Com dois DVDs de dança gravados. O estilo são coreografias encenadas em torno da música sertaneja, como um diferencial abrindo portas a novas oportunidades.
Chegaram a atender mais de 350 crianças e jovens de 5 a 25 anos durante 15 anos de existência. Hoje, por falta de espaço e tempo e também por conta da Covid-19, estão trabalhando com número reduzido, somente com os bailarinos mais velhos do grupo acima de 15 anos. Os ensaios desde a pandemia também foram reduzidos por conta de falta de espaço. Optaram pela segurança dos bailarinos, ensaiando somente aos domingos, pois a maioria trabalha e essa questão também é respeitada. “Nosso maior objetivo é envolver as crianças e jovens, inserindo eles na cultura e na arte, valorizando o talento deles e ocupando a cabeça com coisas boas e que lhes trarão um futuro melhor. Sempre foi nosso propósito, desde o início, manter eles longe de coisas ruins como as drogas e tudo que possa atrapalhar suas vidas”, comenta a coreógrafa Suellen.
Há mais de 12 anos participando do Natal, esse é um momento de entrega, reflexão e agradecimento por mais um ano. “Ano passado fizemos uma homenagem aos lageanos que perdemos para a Covid-19. Foi muito emocionante, fizemos pessoas chorar e isso significa que as tocamos através da nossa apresentação. Esse ano voltamos com mais homenagens emocionantes”, finaliza.
Naiara Ventura e a potência da sua voz
A cantora conhecida dos lageanos iniciou a carreira ainda criança, com apresentações em festivais e casamentos. Hoje, mais de 20 anos depois, ainda canta em eventos, trabalha com educação musical, composição e pesquisa dentro da área musical.
Acompanhada dos amigos músicos: Marcos Waltrick e Rafael Araújo, trouxe uma apresentação especial voltada para reflexão do verdadeiro sentido do Natal e canções que abordam em suas letras, temas como: esperança, gratidão e amor.
Paulinho Guazzelli leva amigos para o palco do Natal Felicidade
Na sequencia foi a vez de Paulinho Guazzelli e Amigos. Paulinho ingressou na música aos 12 anos de idade. O dom e a veia musical herdada de seus avós e incentivo de familiares e amigos falou mais alto. Com muita dedicação e excelentes professores musicais entre eles, Édson Arruda, Valdemar dos Anjos, Jones Andrei Vieira, Adelar Bertussi, Heloisa Nogueira, entre outros, foi possível aprimorar o vocal e os manejos com a gaita.
O sucesso não demorou muito a acontecer. Iniciou suas apresentações com o cantor e familiar Luiz Guazzelli, Os Piazitos de São Joaquim, do saudoso amigo Pablo Amaral, aproximadamente cinco anos fez parte do grupo Chimango, onde foi possível participar da gravação de dois CDs. Participou do Programa do Ratinho no SBT, divulgando o nome de Lages e região serrana conquistando o público, os jurados e a premiação máxima do programa.
Em quase três décadas de carreira, tem conquistado vários fãs e amigos em suas apresentações por onde passa. Assim como na divulgação da Festa Nacional do Pinhão, juntamente com a equipe organizadora, cantando canções características da região. Premiado também na Sapecada da Canção Nativa.
No placo do Natal Felicidade, Paulinho Guazzelli, no acordeon e vocal, Eduardo Moreira, no violão e vocal, Éder Silva, no baixo e vocal, e Fabiano Ribeiro na Bateria. E Participações especiais do amigo e cantor sertanejo Clinton, cantando a canção “Só Liguei pra te dizer que eu te amo”, e o jovem Welington cantando canção da Sapecada da Canção Nativa desde ano de 2022, “Coxilha do Sarandi”.