Oficina de Produção de Pães e Biscoitos fecha ciclo de qualificações do Banco de Alimentos em 2023

Por Luiz Del Moura

7ª edição de treinamentos e dicas preciosas ao preparo de 22 tipos de pães e bolachas

Pães e bolachas são irresistíveis. E lá vai uma ótima dica para o Natal. A oficina de Produção de Pães e Biscoitos, a sétima e última edição de um total de sete oficinas gastronômicas de qualificação gratuita por parte da Secretaria da Assistência Social de Lages em 2023, está contemplando 13 pessoas, mais especificamente pelo Banco de Alimentos, uma das subdivisões da Secretaria Municipal, com aulas nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10 de novembro) – a única com três datas.

Desde a primeira edição busca ofertar ensinamentos de sofisticação da qualidade no preparo de alimentos, com maior aproveitamento ao evitar desperdícios, e incentivar a geração de renda a partir da produção e comercialização de artigos alimentícios de base e pratos doces e salgados. Agora ainda mais, com as festividades de Natal: Como presente e nas ceias.

Executada pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, por intermédio do Banco de Alimentos – duas das ramificações de serviços da Secretaria da Assistência Social -, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)/Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). As aulas são ministradas das 8h às 17h ao longo dos três dias, no próprio Banco de Alimentos, localizado no bairro Conta Dinheiro.

Para todas as oficinas, o público-alvo são os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas’s), cozinheiros das entidades parceiras do Banco de Alimentos e servidores da Secretaria da Assistência Social ligados à área de produção de alimentos.

Ao final de todas as oficinas acontecem a exposição e degustação dos pratos preparados e montados pelos alunos. Presença dos participantes e convidados da Secretaria da Assistência Social. A quantidade sobressalente é dividida entre os alunos para levarem as suas casas, público composto também por pessoas atendidas pelas entidades beneficiadas com as doações do Banco de Alimentos.

Os insumos utilizados nas oficinas de culinária, em grande parte, são custeados pela Associação Rural de Lages (Sindicato), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A contrapartida da prefeitura de Lages seria o chamamento do público-alvo, cessão de local, equipamentos e uma pequena quantidade de insumos, e distribuição de apostilas/cartilhas.

A Secretaria da Assistência Social está sob a liderança de Claudia Bassin; a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, sob os cuidados da coordenadora, Larissa de Oliveira Souza, e o Banco de Alimentos, coordenado por Cláudia Silvestre. Mariana Coelho é assistente social no Banco de Alimentos.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Valfrida Pinto Vieira e Cláudia Silvestre  

Leia também

Deixe um comentário

dezoito − quatro =