Plataforma catarinense de licitações reduz custos e amplia concorrência no setor público

Por rexpressivaADM

Estudo do Banco Mundial mostra que cada novo concorrente em uma licitação pode reduzir de 5% a 10% o valor final da contração. Nova ferramenta isenta fornecedores de taxas, automatiza etapas do processo e oferece consulta pública em tempo real, atendendo à nova Lei de Licitações

Uma mudança simples no modelo de licitações pode gerar impacto positivo direto para os cofres públicos: permitir a participação gratuita de fornecedores nos certames. Essa é uma das propostas do eLicita, plataforma digital desenvolvida pela catarinense IPM Sistemas. Com a isenção de taxas de participação para os fornecedores, o custo da operação é assumido exclusivamente pela instituição pública contratante. Dessa forma, mais empresas podem concorrer, especialmente os pequenos negócios, o que diminui o custo do processo licitatório e da aquisição de itens ou serviços.

Um estudo do Banco Mundial mostra que cada novo concorrente em uma licitação pode reduzir de 5% a 10% o valor final da contração, e é exatamente esse efeito que a IPM deseja alcançar, explica Cristiano Aires, coordenador de produtos da IPM Sistemas. “Quando as plataformas impõem custos de participação aos fornecedores, especialmente em um ambiente pulverizado por sistemas distintos, há uma tendência à concentração do mercado e à redução da competitividade. O eLicita foi desenvolvido para balancear essas relações. Ao ampliar a base de participantes, estimulamos a concorrência e impactamos positivamente o preço final contratado”, diz Aires.

O lançamento da plataforma também responde a uma exigência da Lei de Licitações (14.133/21), que prioriza processos eletrônicos para garantir mais transparência e controle. Desde que a Lei entrou em vigor, o formato online de licitações se popularizou e atualmente, 8 em cada 10 julgamentos de licitações eletrônicas no Brasil são realizados por meio de plataformas privadas, de acordo com os dados do Tribunal de Contas da União (TCU).

Cidadãos podem acompanhar processo licitatório em tempo real

A plataforma oferece uma área de consulta pública, onde qualquer cidadão pode acompanhar todas as etapas de um processo licitatório, do edital às atas de julgamento e histórico de lances, em tempo real.

Além disso, as informações geradas na plataforma são automaticamente sincronizadas com o Atende.Net e publicadas em canais oficiais como o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), os portais de transparência da entidade contratante e o Transfere Gov, em casos de uso de recursos federais. Isso garante conformidade com a legislação e o controle social sobre os gastos públicos.

Plataforma unifica informações e automatiza etapas

O eLicita foi criado para eliminar os principais gargalos enfrentados por órgãos públicos que usam plataformas privadas em processos licitatórios. Por ser nativa do sistema de gestão pública Atende.net, também desenvolvido pela IPM Sistemas, permite o trânsito automático das informações do ente público entre as duas plataformas. Assim, dados de licitações, propostas e documentos fluem sem necessidade de digitação repetida, o que reduz erros, economiza tempo e dá mais agilidade ao processo.

Além da conexão nativa com o sistema de gestão, o eLicita incorpora ferramentas automatizadas que antes só estavam disponíveis por meio de soluções terceirizadas, como o robô de lances. A funcionalidade permite que o fornecedor configure o valor mínimo que está disposto a ofertar e, a partir disso, o sistema faz os lances automaticamente, respeitando os critérios definidos no edital. O usuário pode, se preferir, assumir o controle manual a qualquer momento.

O assistente de sugestão de lances indica ao fornecedor a melhor oferta possível, com base nos lances já realizados e nos limites estabelecidos. Com apenas um clique, o sistema registra o lance sugerido, sem erros de digitação e com as decisões em tempo real. Já o assistente de readequação de lote facilita a reconfiguração dos preços. Se um fornecedor concedeu um desconto geral, a ferramenta reaplica esse percentual de forma automática a dezenas ou centenas de itens, o que antes precisava ser feito manualmente.

Além destes recursos, o fornecedor pode contar ainda com o Assistente de Propostas, que agrega praticidade e eficiência em uma única solução. Com a solução assistente, os fornecedores podem preencher os valores de propostas com centenas de itens de forma automática e sem complicação, bastando que escolham entre as opções “Valor Referência”, “Monetário” ou “Percentual”, e a partir disso o assistente se encarrega do preenchimento, eliminando erros de digitação.

Entre os recursos voltados à segurança da administração pública, o eLicita conta ainda com o assistente de inexequibilidade, no qual os gestores podem definir um percentual mínimo viável para a execução do objeto licitado. Dessa forma, o sistema previne a apresentação de propostas com valores irreais e que, embora atrativas no papel, podem resultar em descumprimento contratual ou necessidade de relançamento do certame.

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