População pode solicitar serviços de manutenção na iluminação pública pelo aplicativo

Por Luiz Del Moura

Outras três maneiras são plausíveis: Website, ligações telefônicas e contatos via aplicativo de envio de mensagens

Disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos de aparelhos celulares de sistemas Android e iOS – Play StoreGoogle Play e App Store -, o aplicativo (app) iluminAÇÃO permite à comunidade lageana abrir/registrar sua reivindicação referente à manutenção na rede de iluminação pública nas áreas urbana e rural do município. O prazo de atendimento à requisição do serviço de reparo/conserto – prestado pela empresa Tradetek, contratada via licitação para esta finalidade – após a autorização da prefeitura, é de até oito dias úteis para território urbano e de até 12 dias úteis no rural.

Os cidadãos podem requisitar serviços de manutenção da iluminação pública, como lâmpada apagada, lâmpada piscando, lâmpada acesa durante o dia e luminária torta. O aplicativo está aberto para utilização pelo público desde dezembro de 2023 em Lages.

app pode ser baixado/acessado pelos seguintes links:

Plataforma Android:

Iluminação Pública

Plataforma iOS (iPhone ou iPAD):

Iluminação Pública

Plataforma WEB:

Iluminação Pública

Os munícipes podem pleitear manutenção da iluminação pública pelo aplicativo iluminAÇÃO, e também é possível efetuar a reivindicação via plataforma WEB – site – Iluminação Pública – Cidade Iluminada, por ligações telefônicas à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente ou contatos via aplicativo de envio de mensagens. No caso do website, basta selecionar a cidade “Lages”, clicar em “Informar um Problema”, preencher os quatro campos do início e seguir os próximos passos até efetivar o pedido.

Sobre a escolha pelo meio de contato telefônico e mensagens de texto e voz (áudio):

– (49) 3019-7468 (Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente)

– 0800 647 2031 (gratuita – ligação Call Center e WhatsApp Consórcio Interfederativo Santa Catarina – Cincatarina)

Em Lages, os pedidos de manutenção por intermédio dos aplicativos ainda está bem baixa. A maior parte das solicitações é criada pela própria prefeitura por ronda própria ou ligações e pelo Call Center do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina).

Todas as solicitações, independentemente do método utilizado (aplicativo Android ou iOSwebsite, ligação para o Call Center), seguem a um painel do sistema digital para autorização por parte da prefeitura e após a liberação então gera-se as ordens de serviços para a empresa contratada.

De acordo com o Cincatarina, “a utilização do aplicativo vem a somar, pois, além de o próprio munícipe identificar o poste sobre o qual realmente pretende a manutenção, agiliza-se o atendimento, já que o munícipe pode criar a solicitação em qualquer horário, não dependendo de ligar para a prefeitura ou Call Center em horários específicos”.

Por sua vez, o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Fabrício Daniel Moreira Martins, realça: “Extremamente pertinente que as pessoas baixem o aplicativo e nos auxiliem nesta gestão da iluminação pública, tornando as ruas mais seguras e ordeiras em seu dia a dia.”

A contratação da terceirizada Tradetek para prestação de serviços de resolutividade na iluminação pública após acionamento aconteceu mediante resultado do Pregão Eletrônico de Edital nº: 0059/2023, aberto pelo Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) em 2023.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

dezoito − 4 =