“Poráguabaixo” é mais que um espetáculo, é um show inclusivo

Por Luiz Del Moura

Na imaginação de qualquer criança, um passeio pela praia pode parecer uma vontade distante por diversos impedimentos: finanças, tempo chuvoso ou falta dele, aulas, compromissos e como algumas vozes gritavam para a Palhaça Barrica: “Minha cidade não tem praia!”. Motivos que para Barrica tudo é ultrapassado pela criatividade, alegria e força de vontade.

Lages foi a oitava cidade na agenda do mês de outubro da atriz chapecoense Michelle Silveira da Silva, a Palhaça Barrica. O Cine Teatro da Pracinha da Cultura (Praça do CEU) foi palco do espetáculo “Poráguabaixo” na tarde desta segunda-feira (24 de outubro), peça que narra as aventuras da personagem interpretada por Michelle há vinte anos.

O público do Cine Teatro da Pracinha foi formado por alunos da Escola Municipal Joaquim Henriques, Irmandade Nossa Senhora das Graças, Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips) e Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS). “O maior público do local até agora”, afirma o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi.

“Eu amo Lages e fiquei muito feliz de poder me apresentar na Pracinha. Há uns onze anos não me apresentava por aqui”, exaltava Michelle ao final do espetáculo enquanto distribuía autógrafos para os novos fãs.

As apresentações do “Poráguabaixo” contam com interpretação em Libras. No evento de Lages, a responsável foi Simone dos Reis Comassetto, da Associação de Pais e Amigos dos Surdos. Porém, Michelle acrescenta que a presença do grupo da Associação de Deficientes Visuais permitiu que ela pudesse incluir em alguns momentos a descrição das situações.

A Palhaça Barrica encerra sua jornada na Serra Catarinense nas cidades de Otacílio Costa e Palmeira. A agenda pode ser conferida pelo instagram @palhacabarrica. A peça faz parte do Programa de Integração e Descentralização da Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura.

Texto: Fabrício Furtado

Fotos: Nilton Wolff

Leia também

Deixe um comentário

8 − cinco =