Durante a visita ao município do Sudeste do país foram apresentadas as soluções semafóricas, os sistemas de transporte coletivo e o monitoramento urbano em tempo real, com foco na fluidez do trânsito de veículos e na integração com a segurança pública
Este é um dos centros de inteligência mais avançados do Brasil. Na prática, câmeras com sistema de reconhecimento facial, monitoramento em tempo real com georreferenciamento e integração direta com o banco de dados do Estado de São Paulo.
No grupo técnico lageano, o secretário do Planejamento Urbano de Lages (Seplam), Malek Ráu Dabbous, e o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Júnior, além de representantes das forças de segurança e outros membros da Prefeitura, recepcionados pelo secretário de Mobilidade Urbana de São Caetano, Marcelo Ferreira de Souza, e pelo coordenador do Smart Sanca, César Wendel.
Ao longo da visita foram apresentadas as soluções semafóricas, os sistemas de transporte coletivo e o monitoramento urbano em tempo real, com foco na fluidez do trânsito e na integração com a segurança pública.
Em São Caetano do Sul, tecnologia do sistema e das 510 câmeras instaladas em 100% da cidade, incluindo equipamentos de reconhecimento facial integrado aos principais bancos de dados do Brasil, e casos de como a ferramenta foi decisiva na resolução de ocorrências – sejam criminais, de trânsito, de saúde ou da Defesa Civil.
Troca de experiências com outras cidades e algumas ações já em prática em Lages. “É impressionante ver como a modernização dos semáforos e o sistema de monitoramento inteligente estão integrados às forças de segurança e as demais esferas de atendimento, como defesa civil e regulação médica. Panorama que pontua nosso compromisso com uma mobilidade urbana mais eficiente e segura para Lages,” analisa a prefeita de Lages, Carmen Zanotto.
Referências tecnológicas e de gestão. “Esta visita nos permite visualizar caminhos concretos para inovar nossos processos de trânsito e segurança, com integração de dados em tempo real. Nossa intenção é avaliar como implantar soluções semelhantes em Lages, especialmente pensando em fluidez, segurança e resposta rápida às demandas da população”, justifica o secretário do Planejamento Urbano de Lages, Malek Ráu Dabbous.
A visita já motivou o início de estudos por parte da Seplam, com apoio das secretarias de Indústria, Comércio e Inovação, para avaliar a implantação de uma central integrada de monitoramento, bem como a modernização da sinalização semafórica e do sistema de transporte coletivo em Lages.
Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Secretaria do Planejamento Urbano de Lages (Seplam)/Divulgação