Prefeitura de Lages e entidades iniciam os preparativos para a Semana da Pátria e do Desfile Cívico-Militar

Por Luiz Del Moura

Por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, nesses dois últimos anos (2020 e 2021), não foi possível realizar as atividades alusivas às comemorações da Independência do Brasil. Já em 2022, escolas municipais e estaduais bem como, entidades e forças de segurança, retomaram com os preparativos para promover a Semana da Pátria e o Desfile Cívico-Militar no dia 07 de Setembro.

Neste ano as comemorações da Semana da Pátria acontecerão de 01 a 06 de setembro e serão realizadas na Praça João Costa (Calçadão), com o hasteamento da bandeira sempre às 09h e o arriamento às 17h. As atividades contarão com a solenidade oficial de abertura e a guarda do fogo simbólico que será feito pelas instituições e escolas durante toda a semana.

Já o Desfile Cívico-Militar será realizado somente no dia 07 de Setembro na Avenida Duque de Caxias com início às 09h. Serão cerca de 30 entidades que desfilarão neste dia, sendo 05 escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Educação de Lages, 06 escolas da Rede Estadual de Ensino e mais de 20 entidades que representam a sociedade civil lageana e as forças de segurança.

“As comemorações da Semana da Pátria em 2022 são muito simbólicas, tendo em vista a celebração dos 200 anos da Independência. Devido a pandemia da Covid-19, as escolas e instituições restringiram as atividades para manter os cuidados necessários, por isso, todas as atividades que iremos realizar neste ano, marcam essa retomada”, comenta a secretária municipal da educação, professora Ivana Michaltchuk.

Durante o mês de agosto foram realizadas reuniões da comissão organizadora e os representantes das escolas e instituições que farão parte das atividades. As celebrações da Semana da Pátria e do Desfile Cívico-Militar são uma realização da Prefeitura Municipal de Lages por meio da Secretaria da Educação em parceria com as demais secretarias municipais e entidades que representam a sociedade civil lageana e das forças de segurança.

Texto e fotos: Gustavo Cezar Waltrick

Arte: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

13 − três =