Prefeitura intensifica o trabalho de abordagem social e encaminha pessoas em situação de rua ao abrigo temporário

Por Luiz Del Moura

O outono em Lages já deu uma prévia de como serão geladas as madrugadas durante o inverno. O frio rigoroso na Serra Catarinense sempre foi motivo de preocupação por parte da administração municipal quanto à segurança e bem-estar das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, da Prefeitura, será intensificado o serviço de abordagem social durante este período.

O trabalho de resgate e acolhimento é realizado em conjunto com a Defesa Civil Municipal. A equipe percorre a cidade prestando assistência às pessoas em situação de rua e as convida para irem pernoitar na casa de acolhimento temporário, preparada especialmente para acolher os que mais precisam.

O secretário Jean Pierre Ezequiel informa que na última semana de trabalho foi acolhidauma média de 40 pessoas por dia. Além dos lageanos, muitos são de outras cidades e Estados, como Goiás, Por Alegre (RS), Nova Veneza (SC), Itajaí (SC), a capital Florianópolis e até de cidades muito próximas, como Capão Alto. “São pessoas que passam por aqui ou vêm em procura de emprego e não têm onde se abrigar. O trabalho da equipe da abordagem está se intensificando para estarmos cada vez mais atentos epreparados para o frio cada vez mais forte que virá nos próximos meses”, comenta.

O serviço de apoio é prestado sete dias por semana, 24h por dia. A comunidade pode ter um papel muito importante neste trabalho, ajudando as equipes a encontrar estas pessoas que estão precisando de um abrigo. Através do número de plantão (49) 98406-2980 é possível contatar a equipe da abordagem social, que prontamente se deslocará até o local.

A casa de acolhimento temporário da prefeitura está localizada no bairro Centenário. O local presta o serviço das 17h às 7h30, todos os dias da semana. Lá, além de uma cama quentinha, ainda recebem banho e refeições como o jantar e o café da manhã. Comida nutritiva para aquecer o corpo e ter energia para encarar o frio com temperaturas próximas a zero grau. Também recebem um kit higiene, com escova e creme dental, sabonete, toalha, roupas de cama, cobertores e edredom. O município conta também com o serviço de Acolhimento Institucional (Acolhimento POP).

Texto: Aline Tives

Fotos: Arquivo

Leia também

Deixe um comentário

catorze − 7 =