Primeira oficina de Gestão de Qualidade e Gerenciamento de Risco da Vigilância Sanitária de Lages

Por Luiz Del Moura

O evento reuniu mais de 50 profissionais da área para discutir os desafios e avanços da vigilância sanitária no Estado

Nesta segunda-feira (27), a Vigilância Sanitária de Lages realizou a 1ª Oficina de Gestão de Qualidade e Gerenciamento de Risco, evento que reuniu mais de 50 profissionais da área para discutir os desafios e avanços da vigilância sanitária no Estado.

A oficina contou com a participação de palestrantes renomados da área, que proporcionaram debates ricos e esclarecedores sobre diversos temas envolvendo a Vigilância Sanitária. A oportunidade de reunir autoridades no assunto permitiu a troca de experiências e conhecimentos, promovendo um debate construtivo para a constante melhoria dos serviços prestados.

O Secretário de Saúde, Claiton Camargo, expressou a importância do evento: “Tivemos a oportunidade de reunir neste evento diversas pessoas que são autoridades no assunto, para debatermos a importância da vigilância sanitária e seus avanços. Além de ser um momento de troca de experiências e um debate para que sempre possamos estar melhorando nossos serviços.”

Trajetória de Evolução do Departamento de Vigilância Sanitária de Lages: de 1993 à 2023

Desde sua criação em 1993, o Departamento de Vigilância Sanitária de Lages estabeleceu-se como peça fundamental na estrutura de saúde municipal. A formação inicial compreendia Diretor, Chefe de Divisão, Médicos Veterinários, Engenheiros Sanitaristas e Fiscais de Vigilância Sanitária, focando nas ações de fiscalização de produtos e saneamento básico.

Ao longo dos anos, o departamento expandiu suas competências. Em 1994, as ações de fiscalização foram municipalizadas nos Estabelecimentos de Saúde, com especial atenção às Drogarias. Em 2001, a implementação da fiscalização das atividades de saúde resultou na incorporação de profissionais da área da saúde, promovendo uma readequação no organograma administrativo e transformando o departamento na Gerência de Vigilância Sanitária.

O ano de 2011 marcou uma atualização significativa da Legislação Sanitária municipal, consolidando a base legal para as ações do departamento com a publicação da Lei Complementar Municipal nº 379/11 e seus Decretos. Hoje, a Vigilância Sanitária de Lages opera com uma equipe multidisciplinar, atuando na fiscalização de estabelecimentos de saúde, produtos e serviços, em colaboração com outros órgãos e fiscalizações municipais.

Texto e Fotos: Thiago Junkes

Outras informações, acesse o site www.lages.sc.gov.br

Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Lages

Leia também

Deixe um comentário

14 − doze =