Programa Desenvolve Mais Bairro realizou a primeira edição de 2023 no bairro Várzea

Por Luiz Del Moura

O objetivo é descentralizar os serviços essenciais da prefeitura, levando para mais próximo da população as demandas elencadas como prioridade

Em sua sexta edição, o programa Desenvolve Mais Bairro, realizado pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, atrai cada vez mais pessoas das comunidades por onde passa. Nesta quinta-feira (16 de fevereiro) foi realizado no período matutino no bairro Várzea, com grande participação dos moradores. A ação foi realizada na praça anexa à horta comunitária e ao lado do Ceim Maria Conceição Nunes.

O objetivo é descentralizar os serviços essenciais da prefeitura, levando para mais próximo da população as demandas elencadas como prioridade. “Procuramos entender as reais necessidades da população e assim traçar metas em nossas ações futuras. Percebemos que aqueles grandes mutirões que antes eram realizados nem sempre tinham total aproveitamento por parte dos moradores. Assim dividimos nossas ações, com o Desenvolve Mais Bairro e também as coletas de lixo eletrônico que estão passando por todas as regiões da cidade, em parceria com outras secretarias municipais que também levam seus serviços. Aqui estamos voltados principalmente à questão da empregabilidade, dando oportunidade a todos de conseguirem uma vaga no mercado de trabalho”, destaca o prefeito em exercício, Juliano Polese.

Trabalho e renda à população

O cadastramento de currículos e encaminhamentos para vagas de trabalho, através do setor Banco do Emprego da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, é um dos carros-chefe da ação. Kettlim da Silva Stieven, 24 anos, era uma das pessoas que buscavam uma oportunidade. Há dois meses sem trabalho e com experiência como auxiliar de confeitaria, aguardava na fila com o currículo em mãos. “Tenho um filho de 1 ano e 4 meses, então esta ação facilita muito pra gente. Sempre passava no Banco do Emprego, no Centro, e agora vim me cadastrar para uma das vagas disponíveis”, relata.

Cerca de 70 vagas de emprego, com diversos cargos e salários, estavam disponíveis e a maioria dos candidatos já saíram com o encaminhamento para entrevista nas respectivas empresas. Beatriz Luduvichack, 19 anos, foi encaminhada para uma das empresas parceiras. Este poderá ser seu primeiro emprego. Nos braços, carregava o filho Artur, de apenas três anos. “Tenho um filho para criar e sustentar, preciso muito trabalhar e aqui vejo uma oportunidade”, diz.

Quem busca por capacitação, pôde ainda se inscrever nos cursos gratuitos de qualificação profissional, disponíveis no Qualifica Melhor.

Lages teve aumento de 9% no registro de MEI’s

No Desenvolve Mais Bairro, as pessoas também tiveram acesso à Sala do Empreendedor, com orientações sobre a abertura e formalização como Microempreendedor Individual (MEI).

Margarete Pereira Arcenio esteve presente na ação para fazer a renovação do seu cadastro como MEI e atualizar toda a documentação necessária para manter seu empreendimento funcionando. Ela é proprietária da Mercearia Camila, nome em homenagem à filha, localizada no bairro Várzea. Sorridente, posou para a equipe de reportagem junto às duas filhas que a ajudam no seu pequeno negócio familiar. “Graças ao apoio que recebemos conseguimos manter a mercearia, que é o sustento da família”, diz.

Segundo pesquisas apontadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha), os MEI’s são responsáveis por 57% das empresas formais no Brasil. Em 2022, 77% das empresas abertas no país foram microempreendedores individuais. Santa Catarina foi o Estado que mais cresceu, com um aumento de 3% na abertura deMEI’s. Lages apresentou um crescimento de 9% na abertura de MEI’sno último ano, em comparação a 2021, totalizando cerca de 3.123 empresas. “Hoje contamos com 11.300 microempreendedores individuais ativos em Lages. Os MEI’s são o motor propulsor da nossa economia, seja apenas uma porta aberta, cabeleireiros, mercearias, docerias, vendedores autônomos, motoristas de aplicativos, táxi ou pequenas lanchonetes, todos geram emprego e renda”, acrescenta Joinha.

Outros serviços levados até a comunidade

No Desenvolve Mais Bairro também foram ofertados serviços do Balcão Cidadão como confecção do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, Cartão SUS e solicitação de seguro-desemprego.

O setor do Turismo disponibilizou passeios de ônibus com guia por alguns dos principais pontos históricos de Lages aos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lupércio de Oliveira Koeche. A ação faz parte do projeto Turismo nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

A Secretaria de Agricultura e Pesca promoveu a distribuição de mudas de hortaliças. A Secretaria da Saúde, por sua vez, disponibilizou aferição de pressão arterial, testes de glicemia, ponto de coleta de medicamentos para a Farmácia Solidária, testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatites B e C e orientações sobre o programa Saúde na Mão.

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente desenvolveu ações do Projeto Lixo Orgânico Zero, como a distribuição de mudas de árvores nativas frutíferas, orientações do Método Lages de Compostagem e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da entrega de material informativo e poda triturada.

A Semasa, por meio da Diretoria de Resíduos Sólidos promoveu o Mutirão de Lixo Eletrônico. A comunidade pôde levar até o local da ação, materiais inservíveis como pilhas, baterias, celulares, televisores, computadores, eletrodomésticos. Também teve no local, ponto de recolhimento de óleo de cozinha usado e vidros.

A Defesa Civil Municipal fez a distribuição de material didático, atendimentos para avaliação de árvores e muros em situação de risco, avaliação de córregos para limpeza, atividades sobre educação ambiental e distribuição de mudas de árvores. A Diretoria de Trânsito (Diretran) promoveu a distribuição de material informativo e escolinha de trânsito.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

3 + 17 =