Programa Reuso beneficia famílias que sonham em ter a casa própria

Por Luiz Del Moura

De janeiro a dezembro de 2023, foram realizados 106 atendimentos, sendo 43 construções novas e 63 reformas com recursos próprios da prefeitura

Os materiais que já não servem mais para algumas famílias e seriam descartados, podem ajudar outras a realizar o sonho da casa própria. Através do Programa Reuso, da Coordenadoria de Habitação de Lages, centenas de famílias ao longo dos últimos anos receberam as chaves de sua nova moradia, totalmente gratuitas. São pessoas em vulnerabilidade social, cadastradas no programa habitacional do Município e que aguardam a oportunidade de serem contempladas.

Com este programa, a Prefeitura de Lages visa atender as necessidades habitacionais da população mais vulnerável do município. Atua na prestação de serviços e atendimentos às famílias mais necessitadas no que diz respeito à reforma, construção e reconstrução de moradias. Há casos em que além da mão de obra para a construção ou reforma das casas também são fornecidos, gratuitamente, materiais de construção, a exemplo da madeira, esquadrias e telhas.

Muitos materiais utilizados, na maioria das obras, são provenientes de doações de empresas e da própria população, o que caracteriza o Programa Reuso. Poderá ser doado qualquer tipo de material aproveitável em uma construção, desde madeiras, portas, janelas, telhas de eternite, esquadrias, pisos, entre outros. No caso de demolições de prédios e residências, o doador dos materiais poderá ficar isento da taxa aplicada através da Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana (Seplan). Interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria de Habitação através do número (49) 3019-2603.

O executivo de Habitação, Anilton Freitas, explica que entre os procedimentos adotados está uma triagem feita pela equipe, que vai in loco verificar o estado do material doado. “Caso esteja em bom estado de conservação, todo o material será armazenado em um barracão próprio para que posteriormente seja utilizado nas construções. Também contamos com um caminhão próprio para este trabalho”, diz.

Dezenas de famílias contempladas no último ano 

De janeiro a dezembro de 2023, foram realizados 106 atendimentos, sendo 43 construções novas e 63 reformas com recursos próprios da prefeitura, até aqueles que estão inseridos no programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida, que conta com contrapartida do Município.

As casas construídas pela prefeitura são de madeira, com tamanho entre 30 a 45 metros quadrados, dependendo do tamanho da família, podendo ter dois ou três quartos. “Em alguns casos é entregue com banheiro, em outros é feita apenas a reforma, com a doação de materiais, ou então doado a mão de obra. Nossa média é de duas a três casas entregues todo mês”, afirma o executivo de Habitação, Anilton Freitas.

Para ter acesso ao serviço, é necessário fazer um cadastro e posteriormente passar por uma triagem através de visitas de um assistente social. O atendimento possui critérios e somente serão cadastradas pessoas em vulnerabilidade social, com renda familiar de até dois salários mínimos. O cadastro precisa ser atualizado anualmente. Muitas pessoas ficam mais de dois anos sem ir até a Coordenadoria, o próprio sistema lança como inativo e é dada a vez para o próximo da fila. Existem prioridades seguindo alguns critérios, como mulheres chefe de família, idosos, acamados, pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais, pessoas que são retiradas de áreas de risco, entre outros.

Texto: Aline Tives

Fotos: Aline Borba 

Leia também

Deixe um comentário

dez + 2 =