Projeto de prevenção contra o diabetes começa em escolas municipais de Lages

Por Luiz Del Moura

O tema é abordado por meio da peça teatral “Wandinha”, um espetáculo que levanta aspectos da doença de forma lúdica e divertida

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, lançou o projeto “Fortalecendo a rede de cuidados em relação ao Diabetes Mellitus”, da Associação Doce Vida de Lages, no Sistema Público Municipal de Educação. As ações serão desenvolvidas em Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). Nesta terça-feira (23), as atividades foram desenvolvidas nas EMEBs Prefeito Waldo Costa e Nossa Senhora dos Prazeres, nos bairros Vila Nova e Santa Catarina, respectivamente.
O projeto é desenvolvido pela Associação Doce Vida de Lages. O público-alvo são estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O tema é abordado por meio da peça teatral “Wandinha”, baseada numa série da Netflix. O espetáculo levanta aspectos do diabetes de forma lúdica e divertida, apresentando os desafios e os cuidados necessários, com o objetivo de informar e esclarecer dúvidas dos estudantes por meio de perguntas e respostas.
A peça teatral aborda assuntos como sinais e sintomas, características de hipo e hiperglicemia (nível de glicose no sangue), direitos e deveres da criança com diabetes na escola e esclarecimentos de dúvidas a respeito do tema. Ao final da apresentação, é distribuída uma cartilha educativa sobre a doença.
Posteriormente, de acordo com o cronograma do projeto, integrantes da associação passarão novamente pelas escolas para aplicar um segundo questionário, com o intuito de avaliar os impactos do projeto nos estudantes e profissionais da educação, e os resultados serão buscados para serem publicados em uma revista científica. Para os professores e pais, o projeto será desenvolvido em formato de palestra.
A presidente da Associação Doce Vida, Michely Arruda Bernardelli, destacou o caráter pedagógico das atividades desenvolvidas no ambiente escolar.  “O conhecimento faz parte do tratamento e precisamos educar as crianças para que estas levem para dentro de suas casas o entendimento ampliado sobre o diabetes. Assim, poderemos trabalhar prevenção de complicações e diagnóstico precoce da doença”.
Para a secretária Municipal da Educação, professora Ivana Michaltchuk, levar essas informações até as escolas é essencial. “A abordagem da temática é de extrema relevância no espaço escolar, pois os estudantes podem atuar como multiplicadores da prevenção contra a doença na família e na comunidade”, enfatizou.
Texto e fotos: Adecir Morais

Leia também

Deixe um comentário

11 + vinte =