Projeto Semear abre inscrições para 2023

Por Luiz Del Moura

Ação será no Espaço Cultural Aristiliano Ramos (Calçadão da Praça João Costa) no próximo domingo, 12

O Projeto Semear Lages é uma associação privada sem fins lucrativos criado em dezembro de 2015 em Lages. Iniciou com ações de entrega de donativos em datas comemorativas, como o dia das crianças, Páscoa e Natal, e, também, de ajuda às famílias, em situação de vulnerabilidade social, de alimentos e de roupas.

O Semear criou a ação “Qualificar para Transformar”, ações educativas realizadas aos sábados com crianças, adolescentes e mães, onde são desenvolvidas atividades de aulas de reforço escolar, iniciação musical e palestras. Atualmente 50 famílias atuam no projeto com o propósito de qualificação profissional e o objetivo é o acompanhamento da primeira infância até a inserção do mercado de trabalho por meio do menor-aprendiz.

Para participar dos cursos, os interessados terão um período de inscrições que acontecerá no domingo (12 de fevereiro), a partir das 13h30 no Espaço Cultural Aristiliano no calçadão da Praça João Costa.

A fundadora e presidente do Projeto Semear, Ariane Machado Basquerote, explica que o “Qualificar para Transformar” é uma das muitas ações do Semear. “Esse é um projeto dentro do Semear que são as aulas de reforço escolar e cursos profissionalizantes para mães. Com as crianças, abordamos vários temas, inclusive com a parceria do curso de Fisioterapia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), por exemplo. São atividades todos os sábados onde as crianças têm aulas de reforço escolar e as mães contam trabalhos com psicólogos, atendimento médico, aulas de pintura, corte e costura, que são também formas de inserção no mercado de trabalho”. Ainda segundo Ariane o Projeto Semear atua desde 2020 e conta com o apoio da Prefeitura de Lages que realiza a cessão de ônibus para o transporte dos participantes na Uniplac.

A Fundação Cultural de Lages faz a cessão do Espaço Cultural Aristiliano Ramos. “Projeto Semear já se estabeleceu na cidade como um grande exemplo da união das pessoas em prol de outras. Esperamos aumentar ainda mais a parceria da Prefeitura e Fundação Cultural com os programas do Semear”, diz o superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi.

Como fazer a inscrição?

Os interessados em participar do “Qualificar para Transformar” do Projeto Semear podem realizar a sua inscrição no próximo domingo, 12 de fevereiro no Calçadão da Praça João Costa no Espaço Cultural Aristiliano Ramos a partir das 13h30.

Para a formalização da inscrição é necessário:

– Documento de identidade;

– Comprovante de residência;

– Histórico escolar e atestado de matrícula;

– Carteira de vacinação completa.

As aulas de reforço escolar, saúde e bem-estar aos sábados. Com início do ano letivo 2023 no dia 04 de março na Uniplac a partir das 14h.

Mais informações: Instagram @projetosemearlages

 

Texto: Fabrício Furtado

Fonte: Projeto Semear

Leia também

Deixe um comentário

dezenove − cinco =