A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Regional de Saúde de Lages, realizou uma capacitação entre os meses de março e abril, voltada para a Turma A do Programa de Ação para Reduzir as Lacunas em Saúde Mental (MhGAP). O evento ocorreu na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e foi ministrado pelos facilitadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A formação teve uma abordagem dinâmica e prática, focando no manejo de transtornos mentais na Atenção Primária à Saúde (APS).
Durante a capacitação, foram discutidos temas relevante como depressão e autoagressão/suicídio. Foi proporcionado aos presentes ferramentas essenciais para o reconhecimento, abordagem e encaminhamento adequado dentro da rede de atenção à saúde.
Participaram da capacitação 40 profissionais de nível superior, representando todos os municípios da Serra Catarinense. Entre eles, enfermeiros, psicólogos, terapeutas educacionais, dentistas, fisioterapeutas e médicos. “A capacitação representa um passo importante na construção de redes de cuidado mais efetivas e acolhedoras, com profissionais preparados para atuar com segurança e sensibilidade diante das demandas em saúde mental”, ressalta a gerente regional, Nalú Terezinha Júlio.
Esses profissionais não apenas aplicarão os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano, mas também atuarão como multiplicadores em suas equipes, disseminando as práticas aprendidas e contribuindo para a construção de uma rede de cuidado mais sensível, preparada e integrada.
O MhGAP é uma estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em Santa Catarina, é desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Israelita Albert Einstein e a UERJ. Esta capacitação integra as ações do PlanificaSUS na Serra Catarinense, sendo uma das estratégias adotadas para fortalecer a linha de cuidado em saúde mental na APS, promovendo a integração entre os pontos de atenção, a qualificação dos profissionais e a melhoria contínua dos processos de trabalho.