Programação da Semana Farroupilha marca final de semana em Lages

Por Luiz Del Moura

A Semana Farroupilha marca um período de celebração da cultura, história e tradições gaúchas

Em comemoração à Semana Farroupilha, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/SC), em parceria com a Prefeitura de Lages, Fundação Cultural e Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista (ALCAT), realizou no sábado (16), a tradicional cavalgada da Chama Crioula.

A programação teve início na  Sede Social do MTG/SC, seguido de desfile farroupilha, onde os cavaleiros e representantes dos CTGs da 1ª Região percorreram as avenidas da cidade, levando a Chama Crioula até o Mercado Público Municipal.

A Centelha Farroupilha deste ano de 2023 é oriunda do Município de Cristal no Rio Grande do Sul e, foi conduzida por cavaleiros do Estado de Santa Catarina a fim de ser distribuída em solo catarinense pelo Presidente do MTG/SC.

Durante a tarde, diversas atividades artísticas foram apresentadas no palco do Mercado Público, dentre elas, a declamação de poesias, instrumental, canto e danças tradicionais gaúchas, concursos de Vaca Parada e Chula, com a premiação de medalhas aos participantes.

O representante da Prefeitura, secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza, destacou que a Semana Farroupilha é um lembrete vívido do orgulho gaúcho herança cultural do Rio Grande do Sul. “O evento honra os valores de coragem, determinação e hospitalidade que fazem parte do espírito gaúcho e serve como um lembrete da importância de preservar e celebrar as tradições regionais”.

Todos os participantes foram agraciados com certificado de participação no evento, emitido pelo MTG/SC.

Leia também

Deixe um comentário

três + 12 =