Secretaria da Educação de Lages realiza Parada Pedagógica no dia 16 de março

Por Luiz Del Moura

As paradas pedagógicas estão previstas no calendário letivo de 2023. Elas possibilitam estudos e reflexões sobre a prática diária dos profissionais da educação. No total, serão quatro paradas durante este ano nas unidades municipais de ensino de Lages

Na quinta-feira (16 de março) a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação realiza a Parada Pedagógica no Sistema Público Municipal de Educação. A iniciativa visa enriquecer, ainda mais, as práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Neste dia, não haverá atividades nos Centros de Educação Infantil (CEIMs) e aulas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).

A pauta principal será a revisão/reorganização/readequação do Projeto Político Pedagógico (PPP), alinhamento com as Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal da Educação de Lages (DCSMEL). Além disso, na ocasião, serão discutidos assuntos referentes ao Plano de Gestão Democrática, além das principais estratégias e desafios para 2023. As atividades envolverão todos os professores, professoras e gestoras em todas as unidades municipais de educação.

A partir do DCSMEL, haverá reflexões sobre a concepção, fundamentos teóricos metodológicos, princípios, currículo e processos de avaliação de acordo com cada etapa da educação básica (Infantil/Fundamental/Médio), além de abordagem de acordo com a realidade as especificidades da educação inclusiva e/ou educação campo. O DCSMEL é um do documento orientador das práticas pedagógicas, reafirmando a concepção teórica e metodológica da educação municipal.

No que se refere ao Plano de Gestão Democrático, a ideia é proporcionar reflexões com o intuito de apresentar à equipe as possibilidades de avanços e comparativos propositivos para superação dos desafios, sempre com o objetivo na qualidade do atendimento ao público e à aprendizagem das crianças e estudantes, foco da profissão docente.

As paradas pedagógicas estão previstas no calendário letivo de 2023. Elas possibilitam estudos e reflexões sobre a prática diária dos profissionais da educação. No total, serão quatro paradas pedagógicas durante este ano nas unidades municipais de ensino de Lages. “Esse momento possibilita a troca de experiência entre os profissionais, o que é muito importante no processo de educação escolar”, destaca a diretora de Ensino da Secretaria, professora Andressa Alano Alves.

Posteriormente, a partir do dia 20 de março, a Secretaria começará a promover os encontros de estudo em educação permanente destinados às professoras e professores que compõem o Sistema Municipal de Educação. Esses momentos de estudos são organizados pelo Setor de Ensino e coordenações, por meio dos professores e professoras que atuam no Núcleo de Excelência em Educação Permanente (NEEP), sendo composto por profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Texto: Adecir Morais

Fotos: Arquivo/Secretaria da Educação de Lages

Leia também

Deixe um comentário

cinco × 2 =