Acolhimento e palestra marcam a abertura do ano letivo no Sistema Municipal de Ensino de Lages

Por Luiz Del Moura

As aulas estão programadas para iniciar nesta quarta-feira (8) em todas as unidades escolares municipais de Lages. Desde o dia 1°, professoras, professores e diretoras estão trabalhando para receber e acolher as mais de 16 mil crianças e estudantes que retornarão às salas de aula

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMEL), realizou nesta terça-feira (7 de fevereiro) a abertura oficial do ano letivo nas unidades que compõem o Sistema Municipal de Ensino. O evento aconteceu no Orion Parque Tecnológico e foi transmitido pelo canal do Youtube da Secretaria. Além da acolhida aos profissionais da educação, o evento contou com uma palestra da professora Lourdes Atié, educadora e socióloga, tendo como tema “Ensinar exige querer bem”. Estiveram presentes o prefeito em exercício, Juliano Polese, a secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk, a diretora de Ensino da Secretaria, Andressa Alano, a presidente do Conselho Municipal da Educação, Claudia Pezzi, além de profissionais da educação.

“É com muita alegria que acolho cada um e cada uma, professoras, professores, diretoras, profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Escola Itinerante, Educação do Campo e Educação Especial, que constituem o sistema municipal de educação de Lages. À nossa frente, temos 200 dias letivos inspirando nossas ações, nosso planejamento, nossa profissão”, discursou a secretária Ivana.

A secretária também destacou a temática da palestra. “Defendemos práticas sintonizadas com o “querer bem às nossas crianças e estudantes” como um meio singular para o estabelecimento de vínculos afetivos na relação pedagógica. Essa tarefa, inclui uma prática para o acolhimento, a empatia e a compreensão ao outro, sobretudo na construção de atitudes de respeito e a cordialidade entre ambos”, declarou.

O prefeito em exercício, Juliano Polese, também deixou sua mensagem de acolhimento. Além disso, reforçou o compromisso da administração municipal com a educação das crianças e estudantes do sistema municipal de ensino. “Que todas as pessoas lutem pelas boas causas da nossa educação e que tenhamos um excelente ano eletivo”, disse.

A diretora de Ensino da Secretaria da Educação, Andressa Alano,  por sua vez, destacou a importância da retomada das atividades escolares. “Estamos ávidos pelo contato presencial, 2023 começou repleto de esperança, esperança do verbo esperançar, que coloca em evidência a ação pedagógica no âmbito da educação pública e que por ser pública tem a função de acolher a todas e todos sem qualquer distinção”, frisou.

As aulas estão programadas para iniciar nesta quarta-feira (8) em todas as unidades escolares municipais de Lages. Desde o dia 1°, professoras, professores e diretoras estão trabalhando para receber e acolher as mais de 16 mil crianças e estudantes que retornarão às salas de aula.

 

Texto e fotos: Adecir Pereira

Leia também

Deixe um comentário

19 − 8 =