Lages está pronta a viver novamente as sensações da paixão, morte e ressurreição do maior símbolo cristão do planeta Terra
No maior município da Serra Catarinense em população, Lages, a tradição mais uma vez se confirma e, na Sexta-feira Santa (29), data que marca a Paixão de Cristo em 2024, o Movimento do Tabor, Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, Diocese de Lages e Fundação Instituto Nereu Ramos, com apoio da prefeitura, preparam uma programação repleta de celebrações, missas, bênçãos especiais, confissões, exposição Memorial Frei Silvério, procissões e encenações, com o intuito de instigar as famílias à reflexão espiritual sobre o verdadeiro significado do sofrimento de Jesus Cristo – o renascimento, a ressignificação das coisas importantes na vida, o amor às pessoas, exame de consciência, humildade, arrependimento, compaixão, piedade, penitência, benevolência.
A consagração ao sacrifício de Jesus no olhar do povo de Lages
Na Sexta-feira Santa (29) acontecerá o ápice da Semana Santa em Lages, quando milhares de pessoas lageanas, visitantes e turistas sobem ao Morro da Cruz, um dos cartões postais do município, pelos 513 degraus da Escadaria Frei Silvério Weber, em penitência e autoexame e para acompanhar celebrações desde o começo da manhã na Capela e Memorial Frei Silvério Weber e as encenações da paixão e morte de Jesus Cristo, às 9h30min, 16h30min e 19h. Um dia depois, no Sábado de Aleluia, haverá a encenação da ressurreição de Jesus Cristo, a Celebração da Vida, com a Procissão da Luz, com saída no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio a partir das 21h30min, passagem pela Escadaria Frei Silvério Weber e chegada ao topo do Morro da Cruz, onde ocorrerá show de fogos de artifício de luzes para exibição pirotécnica. Nesta terça-feira (26 de março), às 19h30min, Procissão do Encontro – Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores – Igreja do Navio. Saída da Procissão das Comunidades Virgem dos Pobres e Bom Jesus às 18h.
O Poder Público municipal, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, está executando uma operação especial com serviços de manutenção e revitalização no Morro da Cruz para bem aconchegar o público. As equipes já estão preparadas e a postos há cerca de um mês.
Quanto à totalidade dos trabalhos, estão engajadas pastas e autarquias municipais, como, Fundação Cultural de Lages (FCL), Diretoria de Trânsito (Diretran) e Diretoria de Assuntos Comunitários.
Direito de ir e vir ao Morro da Cruz a crianças, adultos e idosos e ambulatório à disposição
Pessoas com dificuldades de locomoção até o Morro da Cruz terão direito a transporte, disponibilizado pela prefeitura. A Secretaria da Saúde ofertará ambulatório médico.
Comércio ambulante e regular
A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente organizou o comércio por vendedores ambulantes em espaços específicos por edital de chamamento público.
Vias de acesso com mobilidade urbana em dia
À Secretaria de Obras coube realizar a revitalização da estrada de acesso lateral ao Morro da Cruz – rua João Odilo Madruga – com cascalhamento, patrolamento e nivelamento, e outros tipos de reparos nas proximidades do único acesso terrestre ao Morro da Cruz.
Serviços de conservação renovados
Desde esta segunda-feira (25, até o fim da semana, operários servidores da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente estão empenhados nas seguintes tarefas (as pinturas de corrimãos e Escadaria deverão ser concluídas nesta quarta-feira (27), incluindo a pintura da Santa Cruz):
– Roçada
– Pinturas da Capela, Santa Cruz, banheiros, bancos, corrimãos e Escadaria Frei Silvério Weber
– Manutenção em iluminação pública, postes e banheiros
– Revisão do sistema de iluminação pública da Escadaria
– Reforma dos banheiros e parte hidráulica
– Reposição das lixeiras
– Podas de plantas nas vias de acesso e na Escadaria
– Reforma das placas de sinalização/orientação e cruzes da Via Sacra com as estações da paixão de Cristo
– Reforma do Velário
– Reposição das placas informativas
– Parte de jardinagem, canteiros das vias de acesso e todo o Morro da Cruz
– Limpeza e roçada em todos os bairros adjacentes – Morro Grande, Vila Nova e Santa Rita
– Pintura e limpeza das avenidas Dom Pedro II e Santa Catarina
Os serviços são acompanhados periodicamente e coordenados pelo secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza. “A Sexta-feira Santa é um dos principais e maiores feriados do Brasil, com intensa passagem de público pelos pontos religiosos. Lages possui o roteiro mais famoso e reconhecido da região serrana. As pessoas iniciam a frequentar o Morro da Cruz desde a madrugada do dia. A prefeitura providenciou as melhorias necessárias para o conforto das famílias nesta antevéspera de Páscoa”, observa o secretário.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação e Toninho Vieira