Chove desde a madrugada em Lages com precipitação pluviométrica de 37.4 nas últimas 24h

Por Luiz Del Moura

Em caso de ocorrências, a população deve entrar em contato com o número 199, ou pelo telefone de plantão (49) 99836-1702

A Defesa Civil Municipal está monitorando as condições climáticas, que apontam precipitação pluviométrica de 37.4 mm nas últimas 24h. O registro foi feito às 9h desta sexta-feira (03), sendo que na estação hidrológica a medição do Rio Carahá apontava 3,19m.

No plantão da Defesa Civil, nesta manhã, nenhuma ocorrência havia sido atendida, “porém todo o nosso pessoal continua mobilizado e esperamos que no final da tarde as condições climáticas melhorem”, salientou o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Eduardo Silva Pacheco.

A Defesa Civil presta atendimento 24h pelo telefone de plantão (49) 99836-1702, pelo canal 199 e também pelos telefones (49) 3019-7477 e 3019-7479.

Monitoramento Meteorológico Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, boletim das 07:25

A manhã desta sexta-feira (03), é marcada por chuva de fraca a moderada intensidade (indicada pelas cores verde e amarelo), por vezes forte (laranja e vermelho na imagem de radar), em praticamente todas as regiões do estado.

No Litoral Norte e nas áreas de divisa com o RS, além da chuva são observadas trovoadas. Nas últimas 6h, foram registrados volumes entre 30 e 50 mm em diversas regiões, com acumulados menores no Litoral Sul.

A instabilidade está associada à passagem de uma frente fria por SC que ainda deve favorecer a persistência da chuva nas próximas horas, com condição para temporais isolados. A partir do final da manhã, a chuva perde intensidade até cessar ao longo da tarde e noite, a partir do Oeste e regiões de divisa com o RS.

Além disso, em função o processo de formação de um Ciclone Extratropical entre a costa do RS e Uruguai, os ventos se intensificam, soprando com rajadas entre 50 e 70 m/h (pontuais acima nas áreas de serra) entre o Oeste, Planaltos e Litoral Sul.

Por isso, o risco permanece moderado a alto para ocorrências relacionadas a chuva intensa como alagamentos, enxurradas e deslizamentos conforme aviso emitido pela DC/SC e baixo a moderado para temporais e rajadas de vento.

Fonte: Defesa Civil/SC

Texto final: Milton Barão

Leia também

Deixe um comentário

9 + um =