Show nacional, espetáculos e comércio em horário estendido atraem milhares de pessoas para o Natal Felicidade

Por Luiz Del Moura

Uma multidão andava pelas calçadas do Centro de Lages na noite deste domingo (12 de dezembro). Famílias passeavam com seus cachorrinhos de estimação e conferiam as vitrines, pois as lojas abriram das 14h às 20h e estarão com horário distinto até o dia 23, antevéspera de Natal, igualmente ao shopping e aos supermercados, estes até fim do ano. Crianças avistavam as peças coloridas e davam risada com seus balões nas mãos e sua pipoca salgada e doce, milho verde, churros, algodão doce e pasteis; casais posavam para selfies com suas cuias de chimarrão, e grupos de amigos dançavam e cantavam.

Assistir e ouvir música é terapêutico. O Natal Felicidade – Um Doce Natal desperta reações perduráveis. As exibições de desenvoltura em música da Escola de Artes Elionir Camargo Martins na noite de domingo, décimo dia, prenderam os olhares de centenas de pessoas no Calçadão da Praça João Costa. A apresentação para o Natal Felicidade foi uma pequena amostra das realizações da Escola e uma reprise dos shows no Teatro Municipal Marajoara, no fim de novembro.

No palco artístico e cultural do Calçadão, ao todo sete números, com alunos de violão, violino, teclado, ukulele, técnica vocal (aulas individuais) e canto e coral (prática de coro – aulas coletivas), nas categorias infantil, juvenil e adulta, com idades variantes entre cinco e superior a 60 anos. E musicalização infantil, com envolvimento de Matheus Colossi, Thiago De Paula e Paulo Guazzelli. Cada professor de sua modalidade mostrou um compacto do trabalho desenvolvido durante este ano, em estilos heterogêneos, como rock nacional e internacional, Música Popular Brasileira (MPB) e folklore. Os alunos do curso de violão apresentaram o tema denominado Relembranças, de autoria de Valdir Verona, conforme esclarece o professor de violão clássico/popular, Rene Ildefonso Senem Steinke dos Santos. Ensaios e músicas já estavam acontecendo desde o segundo semestre, no período das aulas, com as cautelas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), como uso de máscara facial e de álcool gel nas mãos.

A Escola de Artes, vinculada diretamente à Fundação Cultural de Lages (FCL), oferece, no segmento de música, atualmente, cursos de violão clássico/popular, violino, acordeon, teclado, ukulele, técnica vocal, canto e coral e musicalização infantil. Os professores são Matheus Colossi (violão clássico/popular e ukulele); Rene Ildefonso Senem Steinke dos Santos (violão clássico/popular); Gláucio Maciel (violão e teclado); Danieli Porto (violino); Thiago Ataíde (violino); Thiago De Paula (teclado); Ricardo Guasselli (acordeon); Heloísa Helena Rodrigues (técnica vocal); Rodrigo Oliveira (técnica vocal), e Rafael Machado (musicalização infantil).

Programação de segunda-feira (13/12) – Calçadão da Praça João Costa

19h30min – Leandro Vieira e Banda – Show Perene;

20h – MATHEUS RIZZO – Show nacional Santa Noite.

O Natal Felicidade 2021 – Um Doce Natal é uma promoção da Prefeitura de Lages e Fundação Cultural (FCL), conta com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e patrocínio da Transul, Klabin e lojas Koerich.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Aline Borba e Daniele Mendes de Melo

Leia também

Deixe um comentário

3 × 2 =