Site da Epagri é campeão em usabilidade entre portais de Ater pública

Por Luiz Del Moura

site da Epagri está no topo da lista de usabilidade entre 26 portais de instituições públicas brasileiras que fazem assistência técnica e extensão rural (Ater). Esse é o resultado de um estudo desenvolvido por Luiz Egidio Costa Cunha, docente de Computação e Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

O estudo foi resultado de mestrado desenvolvido por ele no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pesquisa foi publicada no livro “E agora, onde clico para voltar? A usabilidade dos portais dos órgãos públicos de Ater”, disponível para livre download.

Facilidade de navegação

Segundo a obra, usabilidade é a qualidade que determina o grau de facilidade dos usuários para conhecer, compreender e utilizar de forma correta e eficiente uma interface, e, consequentemente, poderem usar facilmente o sistema por trás dela. A pesquisa usou a metodologia das Heurísticas de Nielsen para avaliar a usabilidade das interfaces dos portais dos órgãos públicos de Ater.

Foram dez critérios avaliados e o site da Epagri conseguiu nota máxima em sete. Este desempenho só foi repetido no estudo pelo site da Emater de Minas Gerais. A pesquisa avaliou diferentes características, como uso de jargões técnicos que podem dificultar a comunicação, a estética do portal, padrões de navegação e a liberdade do usuário de navegar da forma que deseja.

A versão atual do site da Epagri foi desenvolvida em 2018. É resultado de uma parceria entre os departamentos estaduais de gestão da tecnologia de informação (DGTI) e de marketing e comunicação (Demc). Foram dois profissionais envolvidos e seis meses de trabalho.

Nilce Miranda Ayres, analista de sistemas da Epagri, explica que o portal foi desenvolvido tendo como base experiências de navegação em outros sites. Também foram consideradas as necessidades dos usuários e as tendências de mercado. Outra ferramenta que norteou o trabalho foi a Carta de Serviços do governo do Estado.

Os técnicos ainda tinham como meta oferecer um design limpo, com fundo branco. Mas a usabilidade sempre foi o principal objetivo. “Não adianta ser um site lindo, com funcionalidade deficiente”, pondera. Por outro lado, ela lembra que a funcionalidade precisa estar acompanhada de uma forma atraente, para chamar a atenção e prender o leitor.

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