“Turismo nas Escolas” já abrange mais de 1.200 pessoas em um ano e meio de criação

Por Luiz Del Moura

O projeto tem como missão evidenciar e enaltecer a história e cultura de Lages de geração em geração

Delineado e articulado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, uma das subdivisões da Prefeitura de Lages, o projeto Turismo nas Escolas foi concebido há um ano e meio, com o compromisso de dedicar, a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos moradores de Lages, o acesso ao conhecimento histórico e cultural do seu município de berço ou moradia, criando bases para valorização da história, no intuito de impulsionar a consciência de relevância do movimento turístico para Lages, uma cidade histórica e estratégica de Santa Catarina, como pertencente aos roteiros do Caminho das Tropas, Primeiro Hotel Fazenda do Brasil (pioneirismo em turismo rural) e Festa Nacional do Pinhão.

Desde sua fundação, o projeto Turismo nas Escolas contemplou 1.270 pessoas, entre crianças e adolescentes estudantes de unidades de ensino das redes pública municipal e estadual e particular, e uma camada bem especial da comunidade, os idosos. Grupos atendidos pelos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) também são privilegiados. Praticamente em todas as semanas há saídas para esses passeios, pois a demanda é alta. As próximas edições do Congresso de Educação do Município de Lages terão a interferência do projeto Turismo nas Escolas, com envolvimento dos professores.

Sobre o funcionamento prático, existe uma agenda para a condução dos estudantes nestas visitas técnicas guiadas por profissionais capacitados (guias turísticos treinados pelo Município), em parceria com a Fundação Cultural de Lages (FCL), equipamentos turísticos e históricos e Secretaria Municipal da Educação, com a programação prévia dos alunos e, desta maneira, são executadas as visitações e encontros com os principais pontos turísticos de Lages.

São utilizados ônibus da própria prefeitura e da Secretaria da Assistência Social. Uma das guias de turismo é Izabel Ribeiro, funcionária do quadro efetivo da prefeitura – Fundação Cultural de Lages (FCL).

O Turismo nas Escolas, realizado pela prefeitura/Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural de Lages (FCL). Oito servidores públicos estão engajados no projeto, atuantes nas secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Educação, Assistência Social e Administração e Fundação Cultural (FCL).

Uma viagem ao tempo e o comprometimento e a satisfação de saber a história das raízes do povo lageano, tradição e evolução. “O Turismo nas Escolas desenvolve a sensibilização turística dos alunos e auxilia no conhecimento dos nossos equipamentos turísticos, propiciando mais conhecimento ao expor-lhes os pontos turísticos e históricos, com análise de quanto o turismo é importante economicamente para o município”, sintetiza o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha). O projeto Turismo nas Escolas é coordenado pelo diretor de Turismo, da Secretaria, Henrique Beling.

City tour em sete pontos turísticos

A integração do público com os equipamentos turísticos e históricos de Lages é intensificada durante o projeto Turismo nas Escolas em seu city tour, exercido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Geralmente, o roteiro inicia com saída das escolas e segue em cumprimento pelos principais pontos turísticos urbanos do município: Monumento Boi de Botas, Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), Casarão Juca Antunes, Catedral Diocesana, Centro Cultural Vidal Ramos, Memorial Nereu Ramos, Parque Jonas Ramos (palco da Lenda do Tanque), Parque de Exposições Conta Dinheiro – Monumento Tropeiros e Mercado Público Municipal.

Fugêncio, um show à parte

Celebridade do projeto Turismo nas Escolas, o personagem Fugêncio, interpretado pelo ator Ader Godoy, é um guia de turismo e contador de causos e lendas folclóricas da região serrana de Santa Catarina. E elabora um ambiente teatral e de repasse de conhecimento oral da cultura regional, a exemplo da lenda da Noiva da Coxilha Rica.

Idosos atendidos pelo Cras do bairro Santa Mônica vivenciam experiências em fazenda com 126 anos de tradição e no primeiro hotel fazenda do Brasil

O projeto Turismo nas Escolas não está restrito a crianças e adolescentes. Favorece também os idosos, nesta fase da vida em que é hora de aproveitar ainda mais os prazeres que o mundo oferece. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo viabilizou o passeio a aproximadamente 20 idosos prestigiados pelas atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) V João Machado Nogueira, do bairro Santa Mônica. Portanto, são moradores dos oito bairros, loteamentos e distritos – Santa Mônica, Caroba, Cidade Alta, Área Industrial, Boqueirão, Vista Alegre, Santa Terezinha do Salto e Santa Cândida.

O grupo visitou, na quinta-feira (17 de agosto), o primeiro hotel fazenda do Brasil, Hotel Fazenda Pedras Brancas (localizada na rodovia estadual SC-114, Km 10, localidade Pedras Brancas), um passeio com direito a lanche, além de poder conhecer o museu de Vicente Gamborgi, empreendedor imigrante italiano que morou no Rio Grande do Sul e depois fixou residência na área de Pedras Brancas, em Lages, para começar sua trajetória econômica no segmento pecuarista.

Em 1985, a neta de Vicente Gamborgi, chamada Sônia Gamborgi, e sua família, fundaram este que é o primeiro hotel fazenda do país. O Hotel Fazenda Pedras Brancas tem 38 anos, contudo, a Fazenda Pedras Brancas é centenária – 126 anos de existência, surgida em 1897, com a Família Gamborgi.

O Hotel Fazenda Pedras Brancas, pioneiro no turismo rural no Brasil, conta com campos de planalto, típicos da Serra Catarinense, montanhas, formações rochosas, trilhas e caminhadas ecológicas com ritual indígena, cavalgadas (incluindo percurso noturno), lago para pesca e todas as características para o contato direto com a natureza, bem como acomodações térmicas de hotelaria e preservação dos costumes de regionalismo com suas apresentações de danças típicas, roda de chimarrão, histórias da fazenda ao calor do fogo de chão, visita à fazendinha de animais e eventos de música gaúcha e nativista.  A gastronomia é atração certeira: pratos à base de pinhão e churrasco.

Agenda do projeto Turismo nas Escolas

  • 25 de agosto – Turismo nas Escolas no Calçadão da Praça João Costa – aniversário Rádio Clube
  • 1º de setembro – Programa Desenvolve Mais Bairro no bairro Popular – 10ª edição
  • 21 de setembro – Salto Caveiras
  • 19 de outubro – Pousada Rural do Serviço Social do Comércio (Sesc)
  • 4 de novembro – Coxilha Rica
  • 9 de novembro – Museu Ferroviário (Espaço Cultural 1º Batalhão Ferroviário), do 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv)
  • 7 de dezembro – Fazenda do Barreiro

Ficou curioso? Na Internet tem mais!

Nas redes sociais e site oficial é possível navegar digitalmente nas informações do projeto Turismo nas Escolas: InstagramFacebook, e Site. A página online enfatiza conteúdos geográficos, climáticos, econômicos, de desenvolvimento, históricos e culturais de Lages. Pontua as potencialidades, como o turismo rural, ecoturismo (natureza, trekking – caminhada ecológica – e rapel – escalada), cavalgadas, cerveja artesanal e a Festa Nacional do Pinhão.

Dez pontos podem ser consultados, logo no topo da home (tela inicial), em que constam informações e dados estatísticos de Lages; atrativos turísticos, históricos e culturais; opções de roteiros e passeios; catálogo de agências e guias de turismo, receptivos e operadoras; empresas de transporte individual e coletivo de passageiros; alternativas de gastronomia (restaurantes, cantinas, churrascarias, pizzarias, lanchonetes, bares, pubs, cafeterias, chocolaterias); hospedagens de turismo urbano e rural com endereço, número de contato telefônico e disponibilidade de conforto, como wi-fi – Reconecte-se (hotéis, hotéis fazenda, pousadas, chalés, resorts de campo); opções de hospedagem com acessibilidade; mapa; atrações do Mercado Público Municipal; calendário de eventos (inclusive, Temporada de Inverno); notícias; galeria de fotos, e contatos. Tem, aliás, o selo Lages +Turismo. É permitido filtrar as pesquisas por áreas de interesse. As pessoas podem interagir, com envio de depoimentos.

Meios de comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo: 3224-0600/3224-0700/turismo@lages.sc.gov.br/rua Manoel Thiago de Castro, nº: 258, Centro, proximidades da Igreja Santa Cruz.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

20 + nove =