Udesc Lages iniciará projeto que incentiva meninas a seguirem carreira no agronegócio

Por Luiz Del Moura

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, iniciará nesta quarta-feira, 18, um projeto voltado para meninas da rede pública de ensino, com o objetivo de incentivar carreiras nas áreas das ciências exatas, engenharias e computação.

A aula inaugural ocorrerá às 14h, no Auditório Verde, no prédio da Engenharia Ambiental e Sanitária e terá a palestra “Empoderando Mulheres Para o Agronegócio: a Consciência do Gênero”, ministrada pela professora Vera Marques, do Centro de Educação a Distância (Cead). A palestra é gratuita e será aberta ao público.

O projeto “Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio” é coordenado pela professora Daiana Petry Rufato e beneficiará 30 estudantes selecionadas. O programa ocorrerá de 2025 a 2027, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo é proporcionar às estudantes a oportunidade de vivenciar atividades práticas específicas. Elas aprenderão a desenvolver tecnologias e participarão de atividades reais de aplicação tecnológica em empresas do agronegócio. Todas receberão bolsa de iniciação à pesquisa científica.

Também forma selecionados seis professores das áreas de exatas, que receberão bolsa para participarem de oficinas de capacitação prática, acompanhar as atividades das alunas e atuarem como multiplicadores dos resultados do projeto nas escolas.

“O propósito é despertar nas alunas o entendimento de que elas podem seguir carreiras brilhantes em qualquer área. Só se toma gosto por aquilo que se conhece. Então, o papel do projeto é apresentar o mundo das exatas para essas meninas, de forma que possam perceber esse mundo como uma perspectiva de carreira profissional para elas”, comenta Daiana.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

Leia também

Deixe um comentário

4 + 6 =