Udesc terá primeiros doutores em cotutela com Universidade de Coventry, no Reino Unido

Por Luiz Del Moura

Leonardo Felipe Faedo e Rovier Verdi serão os primeiros doutores em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), com dupla titulação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, e pela Universidade de Coventry, no Reino Unido.

Ambos cursaram o doutorado, simultaneamente, nos dois países, por meio de um convênio de cotutela entre as duas instituições. A cotutela é uma modalidade de cooperação internacional que permite ao estudante obter, ao mesmo, o título de doutor emitido pela Udesc e por uma instituição de ensino superior estrangeira.

No Brasil, Verdi foi orientado pelo professor Pedro Boff e Faedo, pela professora Aike Anneliese Kretzschmar. No Reino Unido, ambos tiveram a professora Júlia Wright como orientadora. As duas defesas de tese aconteceram na última semana.

Na quarta-feira, 19, Faedo defendeu a tese “Explorando a vitalidade na agricultura sustentável: a eficiência de uma abordagem multimétodo nos sistemas de produção de morango”. A apresentação aconteceu de forma híbrida, ou seja, o doutorando defendeu a tese diretamente do Reino Unido, mas parte da banca avaliadora acompanhou do Brasil, por videoconferência.

Na quinta-feira, 20, Verdi defendeu a tese “Investigando abordagens agroecológicas inovadoras para um sistema de produção de arroz mais sustentável em Santa Catarina, Brasil”. A defesa aconteceu em inglês, simultaneamente nas duas instituições e contou com a participação de professores e pesquisadores do Brasil, Reino Unido, Estados Unidos e África do Sul.

Para o pesquisador, “participar desse convênio foi uma experiencia ímpar que, com toda certeza, contribuiu muito para meu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional”, avalia Verdi. “Espero que outros estudantes de ambas as instituições também aproveitem a oportunidade de participar desse convênio, agora firmado e disponível”, diz o doutor.

“Estas defesas se constituem em um marco para universidade, no que diz respeito à internacionalização”, afirma o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, professor Fábio Nascimento da Silva. Segundo ele, em 2023, a Udesc oferecerá três bolsas de estudo, com duração de 12 meses, para a vinda de estudantes da Universidade de Coventry e três bolsas na universidade inglesa, destinadas à alunos da Udesc.

Os recursos foram obtidos por meio do Edital de Chamada Pública nº 24/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) para o Programa de Fomento a Cursos de Doutorado com Dupla Diplomação de Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

Leia também

Deixe um comentário

1 × um =