Unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação de Lages recebem exemplares da obra “O Continente da Lagens”

Por Luiz Del Moura

A célebre obra “O Continente das Lagens”, do escritor lageano, Licurgo Costa, foi reeditada e relançada em julho deste ano e, com isso, os volumes que compõem o livro, uma referência sobre a história e o desenvolvimento do povo lageano, estão mais acessíveis à população. Desse modo, as escolas municipais pertencentes ao Sistema Municipal de Educação de Lages receberam os exemplares que estarão à disposição para toda a comunidade escolar.

A cerimônia de entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (4 de agosto), contando com a presença do prefeito de Lages, Antonio Ceron; secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk; superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Gilberto Ronconi, e das diretoras designadas das Emebs. “O conhecimento sobre a origem e a evolução do município integra o crescimento pessoal e intelectual das pessoas. O Poder Público tem essa incumbência de aproximação entre a história e as gerações atuais e futuras”, pondera o prefeito Antonio Ceron.

Maior intimidade com a própria história do local de nascimento e de vida. “A entrega dos exemplares as nossas unidades de ensino do Sistema Municipal da Educação de Lages permitirá que os estudantes possam ter acesso a uma obra de referência sobre a história e a memória de nossa cidade. Seu valor é inestimável para que as crianças e os jovens possam compreender e relacionar os fatos do passado e do presente, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais cidadã”, comenta a secretária Ivana Michaltchuk.

Os volumes da obra estarão disponíveis nas unidades de ensino que possuem turmas da etapa do ensino fundamental (1º ao 9º ano) para serem utilizados pelos professores e estudantes como fonte de pesquisa sobre a história e o desenvolvimento de Lages, visto que ela descreve, minuciosamente, fatos e acontecimentos do povo lageano. A reedição concentra os quatro volumes originais em dois exemplares, com todo o conteúdo descrito por Licurgo Costa e ajustes pontuais, após o detalhado trabalho das professoras e pesquisadoras, Sara Nunes e Elisiana Trilha Castro.

Texto e fotos: Gustavo Cezar Waltrick

Leia também

Deixe um comentário

treze − sete =