Unidades de ensino municipais realizam ações preparatórias para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025

Por Luiz Del Moura

Algumas envolveram aulas intensivas e atividades lúdicas, como gincanas com questões de prova anteriores

As unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação vêm realizando uma série de ações preparatórias para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, marcada para o período entre os dias 20 e 31 de outubro. Algumas destas iniciativas envolveram aulas intensivas e atividades lúdicas, como gincanas com questões de prova anteriores.

O Saeb é um conjunto de avaliações nacionais realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a cada dois anos para diagnosticar a qualidade da Educação Básica no Brasil, através de testes e questionários aplicados a estudantes, diretores e professores. Os resultados são utilizados para formular e aprimorar políticas públicas e, juntamente a dados do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Fausta Rath, no bairro Vila Mariza, realizou, no dia 4 de outubro, uma aula intensiva de matemática. Aos estudantes, as oportunidades de corrigir erros e esclarecer dúvidas sobre as questões da prova simulada do Saeb, aplicada no mês de setembro. A programação do evento ainda reservou atividades lúdicas e o sorteio de brindes.

Educação municipal mais consistente e solidificada. “Juntas, cada escola que fortalece o Ideb, fortalece o futuro da nossa cidade. Seguimos em estímulo à educação e a garantir um futuro melhor para nossas crianças e estudantes”, enfatiza o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira.

Estudantes tranquilos para o momento da prova. “Todas as ações que temos feito relacionadas à prova do Saeb têm sido bem positivas. Queremos conscientizar os nossos estudantes sobre a importância da resolução das questões com calma e consciência”, relata a diretora da Emeb Fausta Rath, Cassia Cevey.

A Emeb Nossa Senhora dos Prazeres também promoveu, no dia 4 de outubro, uma aula intensiva com questões do Saeb. As professoras de matemática, Aline Delfes, e Língua Portuguesa, Sandra Souza, elaboraram apostilas para trabalhar as questões do Saeb e dirimir dúvidas dos estudantes das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental.

Já na Emeb Professor Osni de Medeiros Régis, localizada no bairro Tributo, os estudantes da oficina de Matemática Divertida disputaram uma gincana com questões de provas anteriores, do Saeb. Os estudantes, entre 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, foram divididos em duas equipes. Cada grupo tinha um líder, responsável pela resposta correta. A cada acerto em questão, um ponto era contabilizado na disputa.

Engajamento dos estudantes na execução da atividade. “Eles se esforçaram muito para resolver as questões e ganhar cada ponto. Como incentivo também ofereço algumas premiações, como lapiseiras e outros brindes”, celebra a professora da oficina de Matemática Divertida, Andreia Valim.

Todas as ações concretizadas pelas unidades de ensino constituem o Pacto pela Aceleração do Ideb da Serra Catarinense.

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Secretaria Municipal da Educação/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário