Apesar dos últimos dias de chuva na região, os níveis dos reservatórios de água potável, no interior de Lages, ainda estão baixos. Para amenizar os efeitos, a Prefeitura providenciou a distribuição para as localidades mais afetadas. A ação está sendo realizada pela Defesa Civil Municipal e as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca e Assistência Social e Habitação.
A Defesa Civil divulgou relatório onde consta que, desde 24 de janeiro já foram distribuídos mais de 100 mil litros de água potável aos moradores cadastrados. “Este trabalho é essencial para manter o bem-estar das famílias que sofrem as consequências da estiagem. Continuaremos realizando a distribuição de água potável, para o consumo humano, a todos que nos solicitarem, até que o abastecimento volte ao normal”, afirma o prefeito AntonioCeron.
Nove comunidades do interior e outros dois bairros do perímetro urbano foram contemplados. Entraram no cronograma de entregas os bairros e as localidades de Chapada, Caetano Versa, Boqueirão, Asa Verde, Índios, Restinga Seca, Dimas, Raposo, Santa Terezinha do Salto, Pinheiro Seco, Salto Caveiras.
A distribuição é realizada por meio de uma bolsa de vinil de 6 mil litros, adquirida pela Secretaria de Agricultura e Pesca para que a água seja transportada até as famílias. A água potável foi cedida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Lages. As equipes seguem realizando as entregas conforme a solicitação dos moradores.
A estiagem assola a região serrana desde novembro do ano passado. No dia 26 de janeiro foi decretada Situação de Emergência no Município por conta da estiagem, através do decreto n° 19.450, do então prefeito em exercício Juliano Polese.
Texto: Aline Tives
Fotos: Divulgação