O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea/ SC) promoveu nesta semana um curso de formação sobre a produção de sementes orgânicas. O objetivo foi debater o assunto, apresentar boas experiências e informar sobre a legislação para todos os municípios do estado.
“Essa é uma ação que reforça a importância de realizarmos iniciativas em prol da segurança alimentar e nutricional e da oferta abundante de produtos de boa qualidade para a população de Santa Catarina”, lembra o representante do Consea/SC, Gilso Giombelli.
Durante o curso foram tratados diversos assuntos. Na capacitação foram debatidos alguns princípios e dimensões da agroecologia para compreender a busca por sementes orgânicas; a experiência prática sobre uma guardiã de sementes de Jaguaruna e seus cuidados, produtividade, diversidade e rentabilidade.
Gilso explica que também foi apresentada a legislação sobre sementes orgânicas para incentivar a produção; além da importância dos bancos de sementes e realizadas duas visitas de campo com os participantes: uma no Sertão do Peri e outra no bairro Vargem Pequena, em Florianópolis.
Na sequência foi realizada a plenária ordinária do Consea. Na pauta estavam o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, entre outros.
Jornalista Luciane Lemos. Arte: Gabriela Nicolini/Ascom SAS