Diretora de Meio Ambiente de Secretaria Municipal em Lages é agraciada com Prêmio Lixo Zero, em sua 7ª edição, realizada em Salvador, Bahia

Por Luiz Del Moura

Embaixadoras e embaixadores são porta-vozes do Conceito Lixo Zero para diversos segmentos da sociedade, advogam a causa, mobilizam e articulam ações com o propósito de visar à gestão de resíduos, a educação ambiental e a preservação do meio ambiente em seus respectivos municípios 

Nova conquista na área ambiental em Lages, o Prêmio Lixo Zero contemplou Lages em evento promovido na semana passada (6 de dezembro), em Salvador, capital do Estado da Bahia. A diretora de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Silvia de Oliveira, recebeu o Prêmio Destaque na categoria Embaixador Lixo Zero, em função da disseminação do Conceito Lixo Zero, desenvolvido em Lages por intermédio do Projeto Lixo Orgânico Zero (PLOZ) – Método Lages de Compostagem. A premiação se divide em 31 categorias e está dedicada, por reconhecimento e indicação de terceiros, a boas práticas sustentáveis executadas por pessoas e empresas no Brasil.

A 7ª edição do Prêmio Lixo Zero, homenagem de iniciativa do Instituto Lixo Zero (ILZ), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Bahia, aconteceu pela primeira vez em Salvador, na noite de 6 de dezembro, no auditório do Doca 1, bairro Comércio.

O certificado constata o empenho e atuação da servidora junto à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente em promover o Conceito Lixo Zero como política de transformação social a partir de ações consistentes, formando pessoas multiplicadoras de boas práticas de cuidado com o ambiente onde vivem, pela valorização dos resíduos e sua adequada destinação. “A alegria e satisfação são imensas, pois tivemos o privilégio de encerrar 2024 com este reconhecimento nacional, haja vista que no mês de junho deste ano Lages foi agraciada com o Prêmio Boas Práticas na categoria Educação, no Summit Cidades de Santa Catarina, em Florianópolis, evento realizado pela Fepese, Fecam, Egem, Ciga e Cincatarina, também a partir do nosso trabalho incansável com o Projeto Lixo Orgânico Zero, que busca trazer o cidadão à responsabilidade fazendo a sua parte para a melhoria da destinação adequada dos resíduos produzidos na cidade, e favorece o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma inteligente e sustentável”, avalia a diretora de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Silvia de Oliveira.

A especialista acrescenta, aliás: “Entre várias premiações de respeito e valorização do Projeto Lixo Orgânico Zero em Lages em nível local, regional, estadual, nacional e internacional, esta chega para abrilhantar ainda mais o êxito da ideia. Atribuída ao pensador Confúcio, a frase ‘a palavra convence, mas o exemplo arrasta’, expõe bem o trabalho que está em andamento em Lages. São sementes diariamente lançadas e cultivadas em favor de uma cidade mais limpa, organizada e ecologicamente correta, com saúde e melhor qualidade de vida a todas as suas pessoas. O planeta é a nossa casa, o nosso lar, e a luta jamais será encerrada, é um compromisso mútuo e gratificante de todos nós”, lembrando, ainda: Em 2019 Lages recebeu o Prêmio de Destaque na categoria Conscientização Ambiental, pelo Instituto Lixo Zero (ILZ).

Para informações adicionais: Site – https://ilzb.org/ e/ou Instagraminstitutolixozerobrasil/.

Embaixadores e sua missão primordial à preservação do planeta Terra 

As embaixadoras e embaixadores são porta-vozes do Conceito Lixo Zero para diversos segmentos da sociedade, advogam a causa, mobilizam e articulam ações com o propósito de visar à gestão de resíduos, a educação ambiental e a preservação do meio ambiente em seus respectivos municípios.

Ser embaixadora ou Embaixador do Instituto Lixo Zero (ILZ) possibilita impulsionar o desenvolvimento da cidade em relação à gestão correta dos resíduos sólidos a caminho do “lixo zero”, consistindo em um programa de qualidade total baseado na melhoria contínua, cujo indicador de eficiência é não produzir lixo, pois este configura como a mistura de resíduos recicláveis com orgânicos e rejeitos, assim, terão reaproveitamento como matéria-prima e compostagem, e o mínimo será encaminhado ao aterro sanitário, como aponta o Instituto Lixo Zero (ILZ) em explicações em seu site.

Por ser complexo, o problema demanda ampla mobilização local para atingir as metas do Conceito Lixo Zero e também suas metas pessoais e profissionais. Com as ferramentas que o ILZB propicia ao Embaixador é possível alavancar seus projetos e também posicioná-lo como autoridade no assunto em sua cidade/região.

Para ser Embaixador Lixo Zero, é necessário realizar o Programa de Formação, pelo qual passará por um processo de formação e, no final, se tornará uma Embaixadora ou um Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e/ou da Juventude Lixo Zero.

O que significa ser Embaixador? 

• Ser inspiração para outras pessoas e para sua cidade em busca de uma sociedade mais sustentável;

• Incentivar o desenvolvimento da sua cidade em relação à gestão adequada dos resíduos rumo ao “lixo zero”, e

• Desenvolver, constantemente, habilidades como, liderança, comunicação interpessoal, criatividade e colaboração, além da geração de oportunidades através do networking.

A nova economia da cultura empreendedora: Sustentabilidade como mecanismo de sucesso nos negócios e economia circular na transformação de produtos usados em matéria-prima para novos artigos 

Na ocasião, ao superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, foi entregue um quadro de menção honrosa. Como não pôde estar presente, a homenagem foi acolhida pela coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae Bahia, Márcia Suêde Mota, que também recebeu uma diplomação honrosa na ocasião. De acordo com Márcia, a sustentabilidade deve fazer parte da estratégia dos negócios das empresas, e salutar o empreendedor entender como pode ser protagonista nos processos de economia circular. Deve estar atento à matéria-prima utilizada e como lida com os rejeitos. “Nós oferecemos soluções às pequenas empresas para que transformem isto em estratégia, transformando o que poderia ser descartado, poluindo o meio ambiente, em matéria-prima para outras empresas ou para Microempreendedores Individuais (MEIs), como artesãos, que trabalhem com esse refugo, criando um novo produto”, salienta.

O presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini, esteve presente e apontou relevâncias. “Estamos desenvolvendo uma nova economia, na qual é necessária toda a expertise da entidade em capacitar as micro e pequenas empresas. O Sebrae capacita jovens a serem criadores, no futuro, de empresas para o setor de ‘lixo zero’.”

A anfitriã do evento, embaixadora do Instituto Lixo Zero (ILZ) na Bahia, Leonice Brasil, possui 38 anos de idade, e passou cinco anos de sua infância como coletora (catadora) de materiais recicláveis, em Catu (Bahia). Aprendeu a gerenciar resíduos quando aproveitou a chance de trabalhar na indústria. Cursa Engenharia Ambiental e é especialista em Simbiose Industrial – coleta resíduos de uma empresa e conduz o material a ser utilizado como matéria-prima em outra empresa, com a finalidade de desviar os rejeitos dos aterros sanitários. Leonice é dona da Recicla Tudo Brasil.

Conheça os honrados e suas categorias 

1 . Prêmio Basura Cero Latam – Descrição: Reconhece aqueles que contribuíram significativamente para o crescimento do movimento Lixo Zero na América Latina, reforçando a liderança do Brasil no tema. Vencedor: Julio Rojas, Argentina – pelo impacto na ampliação do movimento Basura Cero na região.

2 . Países Lusófonos Lixo Zero – Descrição: Premia ações que fortaleceram o movimento Lixo Zero entre países de língua portuguesa. Vencedor: Carlos Ramos, ASEJAN (Moçambique) – por sua contribuição na construção do grupo de países lusófonos pelo Lixo Zero.

3 . Representa Lixo Zero – Descrição: Destinado a figuras políticas que incorporaram o conceito Lixo Zero em suas propostas e ações. Vencedor (Executivo): Duda Salabert, Deputada Federal. Vencedor (Legislativo): Gabriel Aguiar, Vereador de Fortaleza.

4 . Certificação Lixo Zero – Descrição: Reconhece empresas ou organizações que inspiraram outras a aderirem à certificação Lixo Zero. Vencedor: Hyundai – pelo impacto no incentivo à certificação de novas indústrias.

5 . Conscientização – Descrição: Premia campanhas ou ações que promoveram a conscientização sobre o conceito Lixo Zero. Vencedor: Editora Gaia – pelo lançamento do selo Lixo Zero e pela divulgação de conteúdos educativos sobre o tema.

6 . Educação Lixo Zero – Descrição: Reconhece iniciativas educacionais que impactaram comunidades e escolas com práticas sustentáveis. Vencedor: Projeto Escolas Lixo Zero de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Cuiabá/MT – pela implementação em 32 escolas públicas e privadas no estado.

7 . Escola Lixo Zero – Descrição: Premia escolas que se destacaram na aplicação de metodologias Lixo Zero. Vencedor: CIEP 441 Mané Garrincha – pelo avanço pedagógico e difusão do conceito.

8 . Matéria Jornalística – Descrição: Reconhece reportagens que destacaram o Lixo Zero na mídia. Vencedor: Programa Qual é a Questão? Lixo Zero – Câmara dos Deputados.

9 . Turismo Lixo Zero – rição: Premia iniciativas no setor turístico que adotaram práticas Lixo Zero. Vencedor: Embratur – por implementar práticas sustentáveis em eventos e metas para a certificação Lixo Zero.

10 . Coletivo Lixo Zero – Descrição: Destinado a grupos locais que mobilizaram suas comunidades para implementar o conceito. Vencedor: Coletivo Lixo Zero de São Simão, liderado pelo professor Adriano Antônio.

11 . Redução e Reuso – Descrição: Reconhece iniciativas que priorizam a redução de resíduos e o reúso de materiais. Vencedor: Projeto Emaús, Belém (PA) – pelo impacto social e ambiental através da reutilização.

12 . Cidades Lixo Zero – Descrição: Premia cidades que implementaram projetos exemplares no tema. Vencedor: Florianópolis – pelo lançamento do projeto Bairro Lixo Zero.

13 . Arte Lixo Zero – Descrição: Premia artistas que usaram a arte para promover o conceito. Vencedor: Tsunami de Plástico – artista Mundano.

14 . Indústria Lixo Zero Descrição: Destinado a indústrias que lideraram a certificação e a responsabilidade social. Vencedor: C-PACK – pela consistência na certificação e apoio ao Laboratório Lixo Zero na Escola Estadual Aldo Câmara.

15 . Consultoria Lixo Zero – Descrição: Reconhece consultores ou empresas que expandiram significativamente a certificação Lixo Zero. Vencedor: Hubis – pela inovação e número de certificações realizadas.

16 . Hospital Lixo Zero – Descrição: Premia hospitais que implantaram práticas sustentáveis em sua gestão. Vencedor: Hospital São Julião.

17 . Tecnologia Lixo Zero – Descrição: Destinado a inovações tecnológicas que promovem a sustentabilidade. Vencedor: Eloverde – pelo software de gestão de resíduos.

18 . Logística Reversa – Descrição: Premia iniciativas de logística reversa que impactaram a sustentabilidade. Vencedor: Yby – pelos projetos em compostagem e reciclagem de cápsulas de café e outros resíduos.

19 . Políticas Públicas – Descrição: Reconhece cidades ou governos que criaram políticas voltadas ao Lixo Zero. Vencedor: Tauá (CE) – pelo plano diretor Lixo Zero e o projeto do centro administrativo Lixo Zero.

20 . Hotel Lixo Zero – Descrição: Premia hoteis que incorporaram práticas Lixo Zero. Vencedor: Hotel Arpoador, Rio de Janeiro.

21 . Evento Lixo Zero – Descrição: Reconhece eventos que implementaram a certificação Lixo Zero. Vencedor: Corrida WTR – pelo pioneirismo na certificação de corridas.

22 . Catadores Descrição: Premia cooperativas ou catadores que impactaram o setor de reciclagem. Vencedor: Luciana, Cooperativa Renascer.

23 . Audiovisual/Documentário – Descrição: Reconhece produções que divulgaram o Lixo Zero. Vencedor: Documentário do Coletivo Colombo Lixo Zero.

24 . Influenciador Lixo Zero – Descrição: Premia influenciadores que ampliaram a conscientização sobre o Lixo Zero. Vencedora: Aline Matulja.

25 . Compostagem – Descrição: Reconhece iniciativas que promovem a compostagem como prática essencial para a redução de resíduos orgânicos e fortalecimento da sustentabilidade. Vencedor: Planta Feliz – Por sua atuação na oferta de cursos e difusão do conceito Lixo Zero no campo, especialmente no uso da compostagem como ferramenta de transformação.

26 . Excelência em Pesquisa do Lixo Zero – Descrição: Premia estudos acadêmicos que trouxeram contribuições relevantes para a expansão e aplicação do conceito Lixo Zero. Vencedor: Nataly Fernandes – Pelo mestrado sobre as dinâmicas de animação territorial do Lixo Zero no Paraná, com resultados aplicados em nível latino-americano.

27 . Jovem Cientista do Lixo Zero – Descrição: Premia entidades que se destacaram na promoção e implementação do conceito Lixo Zero. Vencedor: Instituto Desponta – Pelo papel fundamental na realização do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em parceria com o Instituto Lixo Zero.

28 . Entidade pelo Lixo Zero – Descrição: Destinado a jovens pesquisadores que desenvolveram estudos inovadores na área de sustentabilidade e gestão de resíduos. Vencedor: Bianca Oliveira – Pelo trabalho que trouxe soluções práticas e sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos.

29 . Embaixador Lixo Zero – Descrição: Reconhece embaixadores que promoveram políticas públicas e ações consistentes alinhadas ao conceito Lixo Zero em seus territórios. Vencedor: Sílvia Oliveira – Por sua dedicação em Lages, onde consistentemente promoveu o Lixo Zero como opção política e de transformação social. 

30 . Semana Lixo Zero Descrição: Destinado à semana que mais inspirou e impactou o território, mobilizando a sociedade em prol do conceito Lixo Zero. Vencedor: Coletivo Canoas Lixo Zero (RS) – pela sua resiliência e compromisso com a sustentabilidade em um ano marcado por grandes desafios, demonstrou determinação ao organizar a Semana Lixo Zero, reforçando a importância da responsabilidade socioambiental mesmo em meio às adversidades.

31 . Reciclagem – Descrição: Premia iniciativas voltadas à reciclagem e gestão de resíduos recicláveis, contribuindo para a economia circular. Vencedor: Projeto Descarte Correto (Amazônia) – Por sua atuação na reciclagem de eletrônicos, ampliando a conscientização e ações no setor.

Texto: Daniele Mendes de Melo 

Informações personalidades do evento: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Estado Bahia 

Fotos: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

seis + dezesseis =