Frio extremo e possibilidade de neve devem marcar os próximos dias em SC

Por Luiz Del Moura

Faltando 25 dias para a chegada oficial do Inverno, o frio mais intenso do ano até agora, deve se confirmar nos próximos dias, segundo os institutos de meteorologia. A previsão é de queda acentuada das temperaturas em toda região do Sul do Brasil, com indicativos de temperaturas negativas em pontos mais elevados e possibilidade de neve.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a frente fria será de forte intensidade e vai avançar atingindo quatro regiões do país e metade dos estados brasileiros nesta semana. Esta será a principal frente fria até agora neste ano pela sua grande extensão e abrangência, a ponto de alterar as condições do tempo no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até o Norte do Brasil.

Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC-SC) monitora com atenção a atuação dessa frente fria que trará instabilidade, aumentando o risco de temporais entre esta terça-feira (27) e a tarde de quarta-feira (28), principalmente nas regiões do Grande Oeste.

Com o afastamento desse sistema, a partir da noite de quarta-feira (28) os termômetros devem registrar frio intenso, com sensação térmica ainda mais baixa no litoral catarinense, onde o vento sopra com rajadas entre 50 e 70 km/h. Entre as noites e manhãs, as temperaturas mínimas permanecem bastante baixas em todo o estado. Nesse período, há condições favoráveis para a formação de geada ampla, inclusive em áreas litorâneas. No interior, a previsão é de geada forte, com possibilidade de congelamento de pistas e tubulações nas regiões mais altas do estado. O frio intenso deve persistir até domingo, 1º de junho.

Serra Catarinense

Nos municípios da Serra Catarinense, setores como Defesa Civil, Assistência Social, Habitação e Saúde, estão atentos às mudanças de temperatura e possibilidade de fortes ventos e chuvas que provocarão a entrada da massa de ar polar. As temperaturas mínimas devem oscilar próximas de 0°C nas áreas mais elevadas. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram), há possibilidade de neve nas áreas mais altas da Serra Catarinense entre a noite de quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29).

Medidas preventivas

A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue atenta aos desdobramentos do tempo e orienta a população a adotar medidas preventivas, como o cuidado com a saúde em função do frio, atenção ao uso de aquecedores e calefação e cuidados redobrados ao trafegar por rodovias em áreas de serra.

Animais domésticos, pessoas idosas e crianças devem ter atenção especial nesse período de baixas temperaturas. Cuidados com fogão à lenha, estufas e aquecedores diversos, tem de ter atenção máxima. Importante as pessoas se manterem aquecidas e abrigadas.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para receber alertas diretamente no celular, envie um SMS com seu CEP para o número 40199. Acompanhe também informações e atualizações pelos canais oficiais da Proteção e Defesa Civil.

Fonte: SDC | SC

Leia também

Deixe um comentário

15 − sete =