Na terça-feira, 22 de julho, o frio voltou a se destacar na Serra Catarinense. Em São Joaquim, os termômetros marcaram -3,1°C em dois pontos da cidade: no bairro Jardim Bandeira e na região dos Caminhos da Neve. A temperatura foi registrada pelas estações do INMET em parceria com a Prefeitura Municipal.
Segundo dados do engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, a menor temperatura do dia em Santa Catarina foi de -5,9°C em Bom Jardim da Serra, registrada pela estação do INMET. Também houve marcas negativas em Painel (-3,4°C), Urupema (-1,8°C), Urubici (-0,7°C), e até mesmo em Joinville, na serra do Dona Francisca, que chegou a -0,2°C.
As geadas foram amplas e atingiram áreas de altitude e baixadas, contribuindo para o cenário típico do inverno serrano. O mês de julho já soma 20 dias com geada no topo da Serra Catarinense. No acumulado de 2025, são 64 dias com geadas registradas na região.
Em relação às marcas negativas, ou seja, temperaturas abaixo de zero em Santa Catarina, já foram 46 dias com valores abaixo de zero em 2025. Só no mês de julho, já são 18 dias com temperaturas negativas no estado.
Além das geadas, o ano também registra fenômenos invernais relevantes: 3 dias com neve, 4 com sincelo (cristais de gelo formados pela umidade congelada em suspensão), 1 com chuva congelada e nenhum com chuva congelante.
Fonte: NotiSerraSC
Fotos: @wagner.urbano.jornalista