Prefeita Carmen Zanotto assinou acordos de intenção de projeto de Educação Ambiental e Unidade de Conservação entre a Prefeitura, o CAV/Udesc e a Polícia Militar Ambiental, e do projeto de Monitoramento da Fauna do Parque Natural Municipal
A solenidade de abertura oficial foi realizada nesta segunda-feira (2 de junho), no Auditório Pinhão do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc), com a presença da prefeita Carmen Zanotto, do secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini, do presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Batalha, do diretor do CAV, André Thale e do Comandante da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Ambiental, Capitão Jardel da Silva.
O principal objetivo do Mês do Meio Ambiente é apresentar os trabalhos de Educação Ambiental que são realizados no município, através do poder público e de todas as instituições e projetos que apoiam essa iniciativa. “Iniciamos o Mês do Meio Ambiente com importantes ações em prol da conservação e a educação ambiental em nosso município. Agradeço às instituições que firmaram parceria com a prefeitura para que as atividades cheguem a todas as pessoas, principalmente nossos estudantes, que são a base para um meio ambiente mais sustentável e preservado futuramente”, diz a prefeita Carmen Zanotto.
Nesta edição, foram alcançadas a parceria de 28 instituições e projetos, aumentando também o número de atividades e, consequentemente, do público atendido, com escolas da rede municipal e estadual, oficina para os professores, palestras para a comunidade, acadêmicos e trilhas ecológicas. “Neste ano contaremos com uma programação bastante diversificada, em diferentes espaços. Esperamos ter um engajamento bacana em relação a esses trabalhos com um movimento grande e positivo no município”, salienta a bióloga do Parque Natural Municipal, Michelle Pelozato.
Programação envolve preservação e sustentabilidade
Esse ano a programação contará com: exposição “A Mata Atlântica é Aqui”, no Centro Ambiental localizado no Parque Jonas Ramos, o Tanque; exposição de trabalhos das escolas municipais no Parnamul; palestras; oficinas sobre cogumelos e sabão ecológico; bioindicadores como qualidade ambiental; biopirataria; passarinhadas (atividades que incentivam a observação de aves); visitas ao quartel da Polícia Militar Ambiental; Projeto Conhecendo os Destinos do Lixo; visitas na Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa) e mais de 20 atividades de Educação Ambiental que serão realizadas nas escolas das redes municipal e estadual de ensino.
Projeto de Educação Ambiental e Unidade de Conservação
Além da apresentação da programação do Mês do Meio Ambiente, a prefeita Carmen Zanotto assinou acordos de intenção de projeto de Educação Ambiental e Unidade de Conservação entre a Prefeitura, o CAV/Udesc e a Polícia Militar Ambiental.
O projeto conta com recursos disponibilizados pela Polícia Militar Ambiental, através da conversão de multas ambientais. O primeiro documento assinado foi referente ao projeto Floresta Adentro, que tem como objetivo desenvolver atividades de extensão interdisciplinares permitindo a interação entre os ensinos superior, fundamental e médio, e a sociedade. O projeto é resultado da parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, junto ao Parnamul.
O projeto Floresta Adentro foi criado com o intuito de promover a educação ambiental, a integração comunitária e a conscientização ambiental a partir da sensibilização da comunidade sobre a importância da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.
Monitoramento da fauna do Parque Natural Municipal
A prefeita também assinou o Acordo de Intenção do projeto de Monitoramento da Fauna do Parque Natural Municipal João José Teodoro da Costa Neto, entre a Prefeitura de Lages e o Centro de Ciências Agroveterinárias CAV/Udesc. O projeto tem como objetivo monitorar por dois anos no Parnamul os grupos da Masto-fauna, Avifauna, Ictio-fauna e Herpeto-fauna.
Esses dados, além de serem apresentados em plataformas de monitoramento, servirão para compor a Ciência Cidadã que tem se destacado como uma ferramenta poderosa para a pesquisa ecológica e a conservação, permitindo que o público em geral contribua diretamente para a coleta de dados científicos, além de engajar a comunidade em práticas de preservação. O projeto tem o apoio técnico de forma voluntária da empresa Sumatra Inteligência Ambiental.
Programa Guarda Mirim do Parque
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, retomará no mês de agosto o curso de formação de Guardas Mirins do Parque. Serão contemplados mais 180 estudantes do sistema municipal de ensino em 2025 e 2026.
O curso de formação que é realizado na Unidade de Conservação, ensina os estudantes sobre o bioma Mata Atlântica, fauna e flora da nossa região, recursos naturais e conservação da natureza.
Texto: Aline Tives
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho