Mês do Meio Ambiente será celebrado em Lages com atividades no Parque Natural

Por Luiz Del Moura

Ao longo do mês de junho serão realizadas trilhas ecológicas, oficinas, atividades escoteiras e de educação ambiental e observação de aves da floresta

O dia 5 de junho é conhecido mundialmente como o Dia Mundial do Meio Ambiente. É uma celebração global para conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger o planeta. Como proposta de engajamento, para que cada vez mais pessoas se preocupem com as causas ambientais, a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promove o Mês do Meio Ambiente, como tem acontecido ao longo dos últimos anos.

Nesta edição, a programação acontece no Parque Natural João José Teodoro da Costa Neto (Parnamul). Uma forma de divulgar o espaço e atrair amantes das trilhas ecológicas, fauna e flora nativas, para que conheçam o local e o tornem ativo.

Ao longo do mês serão realizadas oficinas, atividades escoteiras e de educação ambiental e observação de aves da floresta. A programação conta com o apoio da Serra Birding; do Grupo Escoteiro Ambiental – Guardiões do Parque e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc).

As primeiras atividades serão nesta terça-feira (4), no período matutino e vespertino. Um grupo de estudantes do Projeto Abelhudo da Baesa, que é realizado na Emeb Professor Antônio Joaquim Henriques, no bairro Centenário, irão fazer uma trilha ecológica no Parnamul.

Muito mais do que um espaço de lazer e contemplação da natureza. O Parque Natural está localizado no bairro São Paulo em Lages, tornando-se uma oportunidade para conhecer um pouco da biodiversidade da flora e da fauna da Serra Catarinense.  O parque passou por uma revitalização e abriu suas portas novamente para visitação recentemente.

Mais de 200 hectares de biodiversidade

O Parque Natural Municipal conta com aproximadamente 234 hectares de extensão, cortados pela BR-116. A área de visitação fica apenas em uma parte, onde é possível encontrar uma diversidade de animais nativos, como Bugio, Paca, Cutia, Mão-Pelada, Ouriço-Cacheiro, muitas espécies de aves e algumas serpentes.

O parque conta ainda com mais de 90 espécies arbóreas, nativas da Mata Atlântica. Dentre as principais estão a Bracatinga, Araucária, Guabiroba, Pimenteira, Pata de Vaca, Casca de Anta, Ingá, Caroba, entre outras.

O Parque Natural conta com cinco trilhas: Trilha do Xaxim; Trilha da Cachoeira; Trilha da Bracatinga; Trilha da Araucária e a Trilha do Bugio. Desde a mais curta, com 270 metros, até a mais extensa, com 600 metros. Cada trilha será sinalizada com fitas de cores diferentes, penduradas nas árvores para que o visitante não se perca. “É possível fazer uma caminhada mais longa, interligando uma trilha na outra, podendo chegar a 2,5 quilômetros, em torno de 1h às 2h de passeio”, explica a bióloga responsável pelo parque, Michelle Pelozato.

Todos que passarem pelas trilhas poderão contemplar a natureza através dos decks e se divertir com as placas com desenhos dos mascotes, com espaço para fotos interativas. O mascote principal foi escolhido através de um concurso de desenhos nas escolas municipais, realizado em 2018. O animal vencedor foi a Curucaca, e outros animais também foram escolhidos para estarem representados nas placas: Bugio, Ouriço-Cacheiro e o Mão-Pelada.

Programação:

04/06 – 8h30 e 14h30 – Trilha Ecológica

Público: Estudantes do Projeto Abelhudo da Baesa – EMEB Prof. Antônio Joaquim Henriques

07/06 – 14h e 15h30 – Oficina Socioambiental: Despertar e Conscientizar

Público: EMEB Prof. Eduardo Pedro Amaral

08/06 – 15h – Atividades Escoteiras e de Educação Ambiental com o Grupo Escoteiro Guardiões do Parque

Público: Comunidade em geral

Local: Parnamul

12/06 – 8h30 – Oficina Vem da Floresta

Público: EMEB Prof. Eduardo Pedro Amaral

14/06 – 8h30 – Oficina Vem da Floresta

Público: EMEB Prof. Eduardo Pedro Amaral

15/06 – 8h – Observação de Aves no Parnamul

Público: inscrição até 13/06 no WhatsApp do Parque

(49) 99836-1301 (vagas limitadas)

21/06 – 8h – Observação de Aves no Parnamul

Público: Conselheiros do Comdema

 

Texto: Aline Tives

Foto: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

3 × cinco =