O novo módulo da Estação de Tratamento de Água (ETA), da Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa), da Prefeitura de Lages, já está em funcionamento, em fase de testes. A estrutura localizada no bairro Popular trabalha neste primeiro momento para verificação de possíveis vazamentos. Não havendo problemas na estrutura e passado o período de testes este novo módulo da ETA entra em pleno funcionamento. Com isso, a Semasa de Lages contará com três módulos na Estação de Tratamento de Água.
De acordo com o secretário municipal da Semasa, Jurandi Agustini, a capacidade de tratamento deste novo módulo da Estação é de até 300 litros de água por segundo. Assim, após o pleno funcionamento, juntamente com os outros dois módulos, Lages terá uma capacidade máxima de aproximadamente 900 litros por segundo para o tratamento de água em sua Estação. “Esta capacidade é comparada com o que é desejável para cidades de grande porte do Estado como Joinville, com uma população perto das 605 mil habitantes”, explica o secretário.
Reforma e modernização dos outros dois módulos da ETA
Após o pleno funcionamento deste novo módulo da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Semasa de Lages, será realizado o trabalho de reforma e modernização dos outros dois módulos. Estas estruturas já estão em funcionamento há mais de 42 anos e necessitam desta reestruturação. “Com este novo módulo em funcionamento teremos a segurança, de aos poucos, reformar e modernizar os outros dois módulos sem prejudicar o tratamento e abastecimento de água para a comunidade”, comenta o secretário Jurandi.
Novos reservatórios de água em Lages
Outro investimento que será realizado com recursos próprios da Semasa será a construção de mais cinco reservatórios de água e que serão instalados em pontos estratégicos da cidade. “Este será um investimento futuro na ordem de aproximadamente R$ 8 milhões. Com isso, teremos uma boa capacidade de tratamento e distribuição de água em toda a cidade, resolvendo antigos problemas principalmente no verão, em locais mais altos e distantes da área central”, ressalta Jurandi Agustini.
Outro investimento realizado pela Semasa e destacado pelo secretário no auxílio ao desperdício de água potável com vazamentos, é com relação à substituição da antiga rede de abastecimento de água no município. Em algumas ruas e bairros a rede tinha mais de 50 anos de atividade.
Texto: Ari Junior / Colaboração de J. Damasceno
Fotos: J. Damasceno