Atividade do projeto Passaredo incentiva a observação de aves e promove a educação ambiental por meio da conexão com a biodiversidade do Parque Natural Municipal
Participaram desta edição os estudantes do 6º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nossa Senhora dos Prazeres, situada no bairro Santa Catarina. Com o uso de binóculos, os alunos percorreram uma área do Parque para observar algumas das aves que habitam a Unidade de Conservação, como mariquita, gavião-carijó, tangará, sabiá-laranjeira, joão-de-barro e pula-pula-assobiador. “Esta atividade é uma ferramenta importante para a educação ambiental, em que os estudantes conhecem mais sobre a nossa biodiversidade e espécies que habitam a nossa Unidade de Conservação”, afirma a bióloga do Parnamul, Michelle Pelozato. A programação foi conduzida pela coordenadora do projeto Passaredo, professora Luciana Magda de Oliveira, que atua com ações de extensão universitária direiconadas à valorização da fauna e flora locais.
Após a observação das aves, os estudantes percorreram a Trilha da Cachoeira, acompanhados pela coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos, Luciane Nicole Heck Souza, e pela servidora Gleice Borges. Ao longo do trajeto, puderam conhecer espécies da flora nativa e as araucárias centenárias que caracterizam a paisagem do Parque.
A atividade integra as ações de educação ambiental contínuas realizadas no Parnamul, buscando aproximar a comunidade escolar dos ecossistemas locais e fortalecer o cuidado com o meio ambiente.
Texto: Allan Borges
Fotos: Divulgação