Prefeitura ampara iniciativa do Lions Clube Copacabana no plantio de mais de 120 mudas de plantas nativas e flores em jardins públicos

Por Luiz Del Moura

Na sequência da agenda da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, entrega de mais de 500 mudas de flores na Praça João Costa no Outubro Rosa em 25 de outubro, e mutirão de serviços no bairro Vila Mariza e plantio superior a 100 mudas na quinta-feira (26 de outubro)

Exemplares das espécies de araçá, pata de vaca, escova de garrafa e goiaba serrana, entre outras, plantas nativas da Serra de Santa Catarina, parcela delas, frutíferas, habituais e/ou adaptáveis às estações de clima frio da região Sul brasileira, foram plantados na manhã de domingo (22 de outubro) nos espaços destinados à jardinagem nos passeios públicos (calçadas) da avenida Nossa Senhora da Penha, bairro Penha, uma das principais vias do bairro Penha. Ao todo, 120 mudas. A iniciativa parte da parceria entre o Lions Clube de Lages Copacabana e o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a prefeitura, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Horto Municipal das Flores, cooperou ao fornecer os serviços operacionais, com mão de obra e préstimos para o plantio.

O cuidado com as árvores serão compartilhado entre o Poder Público municipal e a sociedade. A Secretaria do Meio Ambiente irá desempenhar a tarefa de executar os tratos culturais, e a comunidade deverá ser parceira e desenvolver a consciência de que o plantio é para o bem de todos, ou seja, senso coletivo. “Os plantios coletivos ainda são um programa informal, mas estamos preparando um projeto mais complexo sobre esta iniciativa, com a participação da comunidade e entidades nas ações”, adianta o responsável pelo Horto Municipal das Flores, engenheiro agrônomo, Vitor Birck, e complementa: “São várias as oportunidades em que nos unimos – prefeitura e Lions. Por diversas vezes solicitamos a participação da entidade, assim como nos procuram para algum auxílio nas ações do clube voltadas ao meio ambiente.”

No evento de plantio, presentes o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza; responsável pelo Horto Municipal das Flores, engenheiro agrônomo, Vitor Birck, e equipe do Horto Municipal das Flores, no suporte durante o trabalho; presidente do Lions Clube de Lages Copacabana, Gilnei Varela e demais membros, e um grupo de acadêmicos do CAV/Udesc, do projeto de extensão Arboriza Lages, acompanhados pelo professor Willian Lunardi.

Município prepara previamente jardim de praça na Duque e colabora com Lions no plantio de flores no domingo 

Ao aproveitar o tempo estável de domingo (22 de outubro), profissionais da prefeitura/Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, e membros do Lions Clube de Lages Copacabana, providenciaram o plantio de mudas de flores na praça em frente ao Supermercado Myatã, à margem da avenida Duque de Caxias, e entre as ruas Presidente Dutra e Jairo Luiz Ramos, próximo ao viaduto perto do 1º Batalhão Ferroviário (BFv). Anteriormente, a Secretaria havia executado a roçada do espaço. Ainda no domingo, a prefeitura ouviu demandas da entidade.

União ao Rotary Club

Em oportunidades anteriores houve a união de esforços entre a prefeitura e o Rotary Club de Lages. A principal aconteceu em 24 de setembro, com a implantação do Memorial Estrada dos Anjos, um corredor duplo com dois quilômetros de extensão repleto com 400 mudas de ipês amarelos, plantados na avenida Santa Catarina, bairro Santa Clara, Acesso Sul de Lages, desde o entroncamento da via com a rodovia BR-116, próximo ao portal de acesso e saída da cidade, até o Presídio Masculino.

Integração social para o bem comum

O Município (prefeitura) percebe ser relevante estabelecer e manter integração em favor do meio ambiente e do bem estar da coletividade. “Pois estas entidades dependem da cooperação da prefeitura para que sejam viabilizadas as suas ações e, por outro lado, a prefeitura depende que as entidades e a comunidade se mobilizem em ações do tipo, visto a nossa limitação em atender todas as demandas quando de forma individualizada. Ademais, a cooperação interfere na viabilidade dos projetos, já que as pessoas participantes do plantio são as mesmas que prestam respaldo nos cuidados após o plantio. Outro ponto a se observar é a participação de toda a família, muitos levam a esposa, filhos, netos, amigos ou familiares, o que é importante, principalmente no que diz respeito às crianças, pois elas serão a nova geração a tornar reais os cuidados no futuro”, analisa o responsável pelo Horto Municipal das Flores, engenheiro agrônomo, Vitor Birck, ao pontuar: “Ainda, ao longo destas ações, são desenvolvidas novas ideias para futuros projetos e um certo ‘incentivo’ em fazer mais, pois é possível ver que o trabalho está gerando frutos.”

Distribuição de mais de 500 mudas de flores na Praça João Costa no Outubro Rosa no dia 25, quarta-feira

Para celebrar o Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Lions Clube de Lages Copacabana e Rádio Clube irão promover uma ação especial nesta quarta-feira (25 de outubro): A distribuição de mais de 500 mudas de flores da espécie impatiens às mulheres, evento no Calçadão da Praça João Costa marcado para o período das 9h às 12h, como símbolo de apoio e reforço à conscientização para os exames preventivos ao público feminino. Estas flores são cultivadas no Horto Municipal das Flores, mantido pela prefeitura no bairro Caça e Tiro.

Leia também

Deixe um comentário

6 − quatro =