Parque Jonas Ramos recebe programação especial do Dia da Árvore nesta sexta-feira – 26 de setembro

Por Luiz Del Moura

Evento “Semeando Histórias, Plantando Futuro” terá palestras, atividades educativas e ações de conscientização ambiental durante todo o dia

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos, promoverá nesta sexta-feira (26 de setembro) a programação especial do projeto “Semeando Histórias, Plantando Futuro”, no Parque Jonas Ramos (Tanque), lugar de natureza, ar puro e bem-estar no coração do Centro de Lages, um cartão postal da Serra Catarinense. O evento irá marcar as atividades alusivas ao Dia da Árvore – 21 de setembro – e reunirá palestras, debates, oficinas e espaços interativos voltados à preservação ambiental.

A abertura oficial ocorrerá às 9h, seguida da palestra “Penso, Logo Destino”, ministrada pelo idealizador Cícero Brasil, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Às 10h haverá o fortalecimento do Programa de Logística Reversa – Programa Penso, Logo Destino (PLD), com entrega simbólica de seis kits para gestão estratégica de resíduos de Logística Reversa. (Em tempo: A Logística Reversa foca na restituição de resíduos ao setor empresarial para reaproveitamento de produtos – destinados de forma ambientalmente correta -, como, lâmpadas, pilhas, baterias e pneus.)

Na sequência, às 10h15min, a engenheira florestal, Taize Caroline Dreyer, apresentará a palestra “Panorama Atual das Florestas: Entre a Conservação e o Desenvolvimento”. Já às 11h, a abordagem sobre “Licenciamento Ambiental em Santa Catarina: Desafios e Perspectivas”.

O período da tarde, das 14h às 18h, será reservado para os estandes e atividades educativas com a participação da Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Centro de Ciências Agroveterinárias, da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc), e Polícia Militar Ambiental de Lages. As crianças também terão espaço garantido, com atividades lúdicas e recreativas, incluindo pintura facial.

O projeto fortifica o compromisso do Município em ampliar a educação ambiental, promover o uso sustentável dos recursos naturais e impulsionar a consciência coletiva sobre o cuidado com o meio ambiente.

Texto: Allan Borges

Artes: João Francisco Custódio Maciel 

Fotos: Fábio Pavan 

Leia também

Deixe um comentário