Prefeitura de Lages aumenta o número de “Ecopontos” instalados na cidade

Por Luiz Del Moura

Na tarde desta quinta-feira (16 de dezembro) a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa) inaugurou mais um Ecoponto de coleta de vidro; metais; papel e papelão; plástico; pilhas e baterias, além de materiais descartáveis eletrônicos. O novo Ecoponto (container de coleta) está instalado na praça do estacionamento do Ginásio Ivo Silveira, localizado em área limítrofe dos bairros Coral e Sagrado Coração de Jesus.

Para a entrega oficial do Ecoponto para a comunidade, estiveram presentes o vice-prefeito Juliano Polese, o secretário da Semasa, Jurandi Agustini, o diretor de resíduos sólidos (Semasa), Milton Matias Júnior (Miltinho), o diretor da CDL, Carlos Fontana e o presidente da Associação de Moradores do bairro Coral, Moisés Faraon.

Este é o quinto Ecoponto já instalado oficialmente, sendo que os outros quatro localizam-se nos bairros Guarujá, Araucária, São Paulo e no Universitário (junto ao Ginásio Jones Minosso). “Outros três Ecopontos serão instalados nos primeiros meses de 2022, totalizando oito containers e completando assim a primeira fase do projeto de melhoria no sistema de coleta de lixo reciclável”, disse Miltinho.

Já o vice-prefeito Juliano Polese destacou o conjunto de ações ecológicas empreendidas pela Prefeitura que compreendem o projeto Ecoponto, o Programa Lixo Orgânico Zero, Em Busca do Lixo Zero, e mais o projeto dos contentores de coleta do lixo, os quais espalham-se em áreas centrais e nas principais avenidas.

“O Ecoponto causa impacto de transformação cultural, levando a pessoas a repensarem as suas atitudes e o compromisso em manter a cidade cada vez mais limpa e, mais do que isso, colaborando para a geração de renda do pessoal que faz a coleta, ligados à Cooperativa de Recicláveis”, disse Juliano Polese.

Já o secretário da Semana, Jurandi Agustini, disse que com os Ecopontos, a vida útil do aterro sanitário aumenta, pois em média são coletados em cada Ecoponto uma média de 2 toneladas de recicláveis por mês. “Isso representa uma média mensal de 16 toneladas de recicláveis somente com os cinco primeiros Ecopontos instalados”, falou Jurandi.

Moisés Faron disse que o Ecoponto é uma demonstração clara do quanto a atual administração pública se preocupa com a população lageana. “Este projeto é de uma importância ecológica e social muito grande. Nossa associação irá fazer um trabalho de divulgação, para que o maior número possível de pessoas use o Ecoponto para o descarte dos materiais recicláveis. Com isso, haverá mais geração de renda para as famílias de recicladores, mais comodidade para os moradores e economia para o município”, finalizou Faraon.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Leia também

Deixe um comentário

10 + five =