Primeiro domingo da primavera de 2023 é abrilhantado com o começo da beleza e emoção transmitidas pelos 400 ipês amarelos do Memorial Estrada dos Anjos no Acesso Sul de Lages

Por Luiz Del Moura

“Minha mãe estava no leito do hospital e infelizmente não tinha mais recurso no caso dela, então fiz uma promessa para ela dizendo que plantaria no mínimo mil árvores na cidade, através de projetos, em sua homenagem. Ela ainda conseguiu sorrir e uma lágrima correu em seus olhos.” – Adailton Camargo

O ensolarado e quente domingo de 24 de setembro, o último do mês, com temperatura mínima de 20ºC e máxima de 30ºC, foi o segundo dia da estação mais aromatizada do ano, a primavera, iniciada no sábado (23) e que se estenderá até perto do Natal, em 22 de dezembro. Poucos dias antes, 21 de setembro, comemorou-se o Dia da Árvore.

No município de Lages, a prefeitura, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com apoio direto de instituições parceiras, participou e cooperou com a promoção de cinco eventos ambientais e de conscientização ecológica à sociedade.

Especificamente no domingo (24 de setembro), Lages ganhou um presente de primavera: O Memorial Estrada dos Anjos, um corredor duplo com dois quilômetros de extensão repleto com 400 mudas de ipês amarelos, implantado na avenida Santa Catarina, bairro Santa Clara, Acesso Sul de Lages, desde o entroncamento da via com a rodovia BR-116, próximo ao portal de acesso e saída da cidade, até o Presídio Masculino. A representação do amor, afeto e saudade de familiares a seus entes queridos – amados filhos e filhas, maridos, esposas, pais, mães, familiares e amigos.

Todas as mudas foram doadas por pessoas sensíveis ao motivo. A lembrança das pessoas que já partiram será através de uma árvore. Estima-se que as centenas de mudas foram doadas por aproximadamente 200 pessoas, algumas delas chegaram a doar grande quantidade. Há um relatório completo com os nomes de cada uma das pessoas tocadas pela causa.

O plantio foi iniciado e finalizado na parte da manhã deste domingo. Provavelmente, com um ano os ipês já poderão ser avistados e após dois anos já produzirão flores a serem admiradas por quem passar pelo local. O evento de plantio foi exercitado por doadores, voluntários e representantes da prefeitura, apoiadora da mobilização. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) operaram no local para a segurança de pedestres nos acostamentos e motoristas de veículos nas pistas de rolamento.

A ideia do Memorial Estrada dos Anjos partiu da inspiração do consultor de trânsito e fotógrafo, Adailton Ramos Camargo, em sua experiência de acompanhar a sua mãe, Aguenês Inisita Camargo, em uma batalha pela vida. “Minha mãe estava no leito do hospital e infelizmente não tinha mais recurso no caso dela, então fiz uma promessa para ela dizendo que plantaria no mínimo mil árvores na cidade, através de projetos, em sua homenagem. Ela ainda conseguiu sorrir e uma lágrima correu em seus olhos”, recorda Adailton.

Os filhos costumavam brincar com Aguenês afirmando que ela possuía um “Amazoninha” em sua casa, tão grande sua paixão pela natureza. A admiração foi literalmente “espalhada” aos quatro ventos por aí. “Quando saíamos à passeio para a Serra do Rio do Rastro, ela sempre levava um saco grande com sementes de girassóis e os jogava nas encostas.”

Aguenês teve seu nome e sua história de vida homenageados por ter confeccionado mais de quatro mil peças de roupas de lã para crianças, entregues a entidades conforme ficavam prontas. Deste modo, tornou-se nome de rua urbana, no bairro Guarujá, localizada ao lado do Supermercado Myatã.

A manutenção dos ipês amarelos será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, parceira no projeto. Os doadores se prontificaram a realizar a fiscalização e, caso necessário, será executado um mutirão de axílio à preservação. “A intenção é, durante o crescimento dos ipês, estar sempre fazendo melhorias e tornar o Memorial um local de reflexão sobre a vida e o desencarne.”

A participação da prefeitura no projeto foi essencial para que se obtivesse sucesso, segundo análise do idealizador. “É impossível conseguir realizar um projeto desta natureza sem o apoio do Município, pois nós da comunidade dependemos de suas autorizações. Coloquei a minha ideia para a prefeitura, que a colocou em prática, sendo algo simples, singelo, mas que emocionou todos os doadores.”

O secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza, acompanhou e fez sua parte plantando mudas de ipê. “O Poder Público sempre reitera que a união de esforços de segmentos distintos da comunidade entre si é fundamental para o êxito de uma cidade, um Estado, um país. Estamos lado a lado com iniciativas de carinho às pessoas e de valorização e respeito ao meio ambiente. Parabenizamos pela sutileza, com a convicção de que teremos, em breve, uma via pública ainda mais bela e aconchegante.”

Para o futuro, Adailton Camargo pretende desenvolver outros novos projetos nesta linha de arborização, paisagismo, consciência ecológica, embelezamento e bem-estar vital e visual, no mesmo padrão e funcionamento do Memorial Estrada dos Anjos, portanto, com doações voluntárias. “São coisas que vão surgindo conforme a conversa que tenho com os doadores, pois eles mesmos sugestionam novos projetos”, complementa. Contato Adailton Camargo: 98412-1111.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos plantio: Nilton Wolff

Leia também

Deixe um comentário

5 × 4 =