Área degradada no Morro Grande é recuperada pela Prefeitura de Lages

Por Luiz Del Moura

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura de Lages, recupera área degradada, de 0,75 hectares, no Morro Grande, atendendo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e o Ministério Público.

Como o local degradado se configura em Área de Preservação Permanente, de competência do Município, um Plano de Recuperação Ambiental já elaborado desde 2018, está sendo colocado em prática de forma mais efetiva neste final de ano de 2021.

Cerca de 40 cargas de caçambas com lixo e entulhos já foram retiradas desta área, isso já no ano de 2018. Agora, após assinatura do TAC, em outubro de 2021, foi assumido o compromisso de plantio de vegetação rasteira, num primeiro momento, para que em fevereiro de 2022 seja feito plantio de 1.180 mudas de árvores nativas.

O local foi vistoriado pelo secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente,  Delfes Rodrigues e pela engenheira ambiental e sanitarista Camila Cunha Leite e equipe técnica da Secretaria. “O solo foi preparado e adubado e em seguida semeado com espécies de vegetação rasteira. E no mês de fevereiro serão plantadas mudas de árvores da flora nativa regional”, explica Camila Cunha.

“Esta área, de forma irregular, tinha sido anteriormente utilizada para depósito de entulhos e hoje com o plano de recuperação ambiental sendo executado o local será totalmente arborizado”, ressalta o secretário Delfes Rodrigues.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Márcio Machado (Latino)

Leia também

Deixe um comentário

3 × três =