Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso racional da água, a Secretaria de Águas e Saneamento de Lages (Semasa) trabalha com aliados para essa “batalha”. Tratam-se dos alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada de Lages que visitam as dependências da secretaria. Eles são guiados pelo operador de Estação de Tratamento de Água (ETA), Felipe Leandro Silva de Sousa.
O roteiro da visita passa pelo Laboratório Físico – Químico, Laboratório Bacteriológico, Estação de Tratamento de Água (ETA) e CCO (Centro de Controle), onde o engenheiro da Semasa, Rafael Guedes Spindler, finaliza a visita mostrando todo o lado operacional da Secretaria.
“É muito gratificante ver o interesse das crianças, sempre atentas, cheias de questionamentos e até ideias, elas ficam impressionadas com a quantidade de telas e volume de informações monitoradas pela equipe do Centro de Controle”, relata Rafael.
A professora de ciências do colégio Santa Rosa de Lima, Águeda Maria Tonolli, que acompanhou a turma do 5º ano na visita falou sobre a importância da experiência para os alunos. “É muito importante que as crianças aprendam e entendam sobre o passo a passo, as dificuldades, os problemas enfrentados até que a água chegue pronta para consumo nas torneiras de nossas casas, isso faz com que elas valorizem este recurso, que é essencial para nossa sobrevivência, e que, infelizmente muitas vezes causadas por essa falta de conhecimento, seja desperdiçada”. free adult movies
Texto e Foto: Marquinho Reche